FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS APLICADAS AO TEMA USO DA ÁGUA: UMA PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL REFERENCIADA

ALESSANDRO OLIVEIRA ANDRADE

CARLOS E. VEIGA DE CARVALHO

Coorientador:

TAISE BOMFIM DE JESUS

Risco Ambiental

Educação Ambiental

Aprendizagem Social

Desenvolvimento Sustentável

Uso da Água

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2021

superação dos impasses socioambientais, uma vez que implantam valores éticos, visando mudanças e transformações comportamentais e atitudinais em relação ao cuidado e à proteção dos recursos naturais. Partindo desse pressuposto, fica evidenciada a importância de uma abordagem mais ampla que englobe os diversos personagens do contexto escolar na edificação do saber, perpassando os muros da instituição e contaminando positivamente pessoas de outros setores sociais através da multiplicação do mesmo. Assim, tal problemática transcende as questões ambientais, fazendo-se necessário repensar na atual estrutura ensino-aprendizagem, seus métodos e suas práticas educacionais sob uma abordagem interdisciplinar como forma de garantir uma sensibilização para os problemas ambientais, dentre os quais, questões referentes ao uso socialmente inaceitável da água estão entre as mais emergentes. Nesta perspectiva, o estudo tem como objetivo produzir e disponibilizar ferramentas pedagógicas para a conservação e valoração da água em comunidade escolar, elegendo o Colégio Estadual Georgina de Mello Erismann, situado em Feira de Santana, como estudo de caso. Foram realizados, na fase diagnóstica, questionários dicotômicos e de múltiplas escolhas para a comunidade escolar, bem como observações diretas através de formulários de observações. Para reforçar as coletas de dados da percepção dos envolvidos na pesquisa em relação ao uso da água, foram realizadas atividades como: maquete do bairro, exposição de desenhos e, também, um concurso de fotografia associado a frases, tendo como tema, “Água, fonte de vida”. Dentre as intervenções realizadas, destacamos: exposição, palestra e gincana. Todas as atividades da pesquisa foram registradas em um portfólio. Ao final do trabalho, observou-se o desencadeamento de uma postura crítica da comunidade escolar diante da problemática da água, que possibilitou o entendimento de ações direcionadas e conscientes ao uso racional deste recurso natural, bem como formar agentes multiplicadores dos aprendizados para poderem contribuir no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, e também para a valoração desse recurso em ambientes escolares.