Autor:
JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA
Orientador: PAULO TADEU RIBEIRO DE GUSMÃO
Palavras Chaves: Teoria da Flexibilidade Cognitiva Flexquest TIC Água
Linha de Pesquisa: Recursos Naturais e Tecnologia
Projeto Estruturante: Tecnologias e mídia na Educação
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2018 |
Resumo:
O ensino das ciências necessita de diferentes ferramentas e práticas pedagógicas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Neste sentido, percebe-se que um dos meios de tornar a aprendizagem – em especial a que envolve conceitos ambientais – significativa é quando se é possível flexibilizá-la. Isto pode auxiliar na formação dos alunos, de modo que se tornem cidadãos críticos e atuantes na sociedade e ambiente de modo efetivo. Hoje, observa-se que os alunos ingressantes na Educação Básica têm grande afinidade com tecnologias digitais e, por isso, são tão receptivos às inovações tecnológicas. Assim, a aplicação de ferramentas tecnológicas que estimulem a capacidade cognitiva do estudante, de maneira a explorar seu conhecimento prévio e permitir a flexibilização do conhecimento, faz-se uma excelente oportunidade para a promoção do ensino crítico das ciências, mais especificamente, do conhecimento ambiental. Nesta direção, a presente pesquisa tem por objetivo produzir uma ferramenta Flexquest para o estudo da água na Educação Básica, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. Flexquest é uma ferramenta que utiliza links da web para mostrar aos estudantes-alvo os diversos cenários e perspectivas onde uma determinada temática pode ser encontrada, causando no aprendiz desconstruções e reconstruções do conhecimento acerca daquele tema. A Flexquest produzida é denominada “Flex-água” e, na sua construção, foram incorporados elementos promotores de uma aprendizagem potencialmente significativa e crítica. Para a validação da Flex-água, foi feita uma análise de mapas conceituais produzidos por estudantes do 3o ano do Ensino Médio antes e após uma sequência didática envolvendo a ferramenta. A análise dos conceitos ancorados pelos aprendizes via mapa conceitual mostrou fortes indícios de uma aprendizagem significativa em curso, pois foi possível identificar vários elementos da Flex-água que especificaram ou modificaram os conceitos que estavam estabilizados na estrutura cognitiva dos estudantes, configurando a ferramenta como um recurso didático eficaz para o ensino das Ciências Ambientais. |
|