FLEX-ÁGUA: FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁGUA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA

PAULO TADEU RIBEIRO DE GUSMÃO

Teoria da Flexibilidade Cognitiva

Flexquest

TIC

Água

Recursos Naturais e Tecnologia

Tecnologias e mídia na Educação

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2018

O ensino das ciências necessita de diferentes ferramentas e práticas pedagógicas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Neste sentido, percebe-se que um dos meios de tornar a aprendizagem – em especial a que envolve conceitos ambientais – significativa é quando se é possível flexibilizá-la. Isto pode auxiliar na formação dos alunos, de modo que se tornem cidadãos críticos e atuantes na sociedade e ambiente de modo efetivo. Hoje, observa-se que os alunos ingressantes na Educação Básica têm grande afinidade com tecnologias digitais e, por isso, são tão receptivos às inovações tecnológicas. Assim, a aplicação de ferramentas tecnológicas que estimulem a capacidade cognitiva do estudante, de maneira a explorar seu conhecimento prévio e permitir a flexibilização do conhecimento, faz-se uma excelente oportunidade para a promoção do ensino crítico das ciências, mais especificamente, do conhecimento ambiental. Nesta direção, a presente pesquisa tem por objetivo produzir uma ferramenta Flexquest para o estudo da água na Educação Básica, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. Flexquest é uma ferramenta que utiliza links da web para mostrar aos estudantes-alvo os diversos cenários e perspectivas onde uma determinada temática pode ser encontrada, causando no aprendiz desconstruções e reconstruções do conhecimento acerca daquele tema. A Flexquest produzida é denominada “Flex-água” e, na sua construção, foram incorporados elementos promotores de uma aprendizagem potencialmente significativa e crítica. Para a validação da Flex-água, foi feita uma análise de mapas conceituais produzidos por estudantes do 3o ano do Ensino Médio antes e após uma sequência didática envolvendo a ferramenta. A análise dos conceitos ancorados pelos aprendizes via mapa conceitual mostrou fortes indícios de uma aprendizagem significativa em curso, pois foi possível identificar vários elementos da Flex-água que especificaram ou modificaram os conceitos que estavam estabilizados na estrutura cognitiva dos estudantes, configurando a ferramenta como um recurso didático eficaz para o ensino das Ciências Ambientais.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertações
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional