Autor:
ANDRÉ DOS SANTOS
Orientador: VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
Palavras Chaves: Aprendizagem Móvel Plataforma educativa Recursos hídricos Tecnologias na educação
Linha de Pesquisa: Recursos Naturais e
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2021 |
Resumo:
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação tem possibilitado aos professores um acesso rápido para o desenvolvimento de novas estratégias didáticas em sala de aula. Partindo dessa premissa, tem-se a FlexQuest®, uma plataforma online que visa a construção de conhecimentos de maneira flexível, através de conteúdos obtidos da própria internet. A pesquisa teve como objetivo desenvolver um projeto de abordagem didática em uma plataforma virtual de aprendizagem que promovesse a apreensão de conhecimentos sobre a poluição dos recursos hídricos no Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Médio Frei Epifânio, no município de São Joaquim do MontePE, numa abordagem exploratória, descritiva e quali-quantitativa, baseada em uma pesquisa dividida em etapas com diferentes momentos, com a criação do projeto na plataforma FlexQuest® e intervenção em sala de aula. A partir do uso do recurso midiático FlexQuest®, vivenciado em sala de aula, do roteiro da história em quadrinhos criado pelos alunos, observações e dados obtidos ao longo da pesquisa, foi perceptível que os estudantes construíram uma aprendizagem flexível e crítica e que de fato o uso desses instrumentos tecnológicos facilitou a apreensão de conhecimentos. Apesar de algumas dificuldades encontradas no percurso metodológico, os alunos trazem para si a tentativa de mudança de hábitos, em prol de um meio mais equilibrado no que diz respeito a poluição dos recursos hídricos, contribuindo para um meio ambiente mais sustentável. Portanto, ao que se pode ver a FlexQuest® Água e Poluição é um produto tecnológico educacional que oportuniza aos discentes uma discussão/reflexão na tomada de consciência para conservação e mitigação da poluição, que pode ser vivenciado nas escolas promovendo a flexibilização de conhecimentos e a promoção de ações de Educação Ambiental. |
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