FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DE METODOLOGIA BASEADA EM PROJETOS (ABP) NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

HANARI SANTOS DE ALMEIDA TAVARES

CRISTIANE DE PAULA FERREIRA

Formação docente

Interdisciplinaridade

Metodologia ativa

PROFCIAMB UFPA

Ano: 2023

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa que possibilita o aluno ser protagonista no seu processo de aprendizagem, construindo saberes a partir de sua vivência e de troca de experiências. Nessa metodologia o professor assume o papel de facilitador da transferência de conhecimento, mas para que isso seja possível, o docente precisa conhecer e dominar a metodologia. Com foco na formação docente no ensino das ciências ambientais e de possibilitar aos alunos uma aprendizagem significativa, o objetivo desse estudo foi desenvolver um curso de formação continuada utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos-ABP, para ensino das ciências ambientais. Para isso foi desenvolvido uma pesquisa de natureza quantitativa, realizada em cinco etapas: 1º Etapa-Planejamento; 2º Etapa- Coleta de dados para analisar por meio de aspectos conceituais e procedimentais, a forma pela qual a ABP auxilia para o ensino das Ciências Ambientais; 3º Etapa- Análise e planejamento das ações; 4º Etapa – produto final: Curso de formação continuada acerca da Aprendizagem Baseada em Projetos-ABP; 5º Etapa – Validação do produto. A pesquisa-ação foi aplicada e validada com onze professores do sexto ano do ensino fundamental II e do ensino médio, em três escolas do município de São Sebastião do Tocantins – TO. A partir dos resultados, propôs-se a utilização de um curso sobre ABP, focado na temática das ciências ambientais, e que o professor poderá utilizar para o planejamento de suas aulas. Dessa maneira contribui-se no processo de ensino aprendizagem por meio de metodologia ativa, capacitando os professores a atuar com seus alunos de forma ativa e interdisciplinar possibilitando um ensino baseado em projetos com foco nas problemáticas ambientais locais. Foi produzido uma cartilha visando contribuir com o uso e aplicabilidade do tema principal (ciências ambientais) e a interdisciplinaridade com outras disciplinas. A cartilha foi validada e aprovada pelos professores; salientando o esclarecimento para aplicabilidade da metodologia ABP.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional