FORMAÇÃO DE REEDITORES AMBIENTAIS A PARTIR DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: (RE)UNINDO O LUGAR E O CURRÍCULO

LUIZ RICARDO OLIVEIRA SANTOS

JAILTON DE JESUS COSTA

Arco de Maguerez

Educação Ambiental

Metodologias Ativas

Práticas de Ensino na Comunidade (PEC)

Simão Dias

Recursos Naturais e Tecnologia

Tecnologias e mídia na Educação

PROFCIAMB UFS

Ano: 2018

A Educação Ambiental (EA) é um amplo processo que traz à discussão, na ótica da formação de cidadãos críticos, reflexivos e participativos, os impactos sobre o ambiente em suas múltiplas dimensões, sejam elas naturais ou sociais. No entanto, quando desenvolvida no âmbito formal, a EA pode encontrar limitações impostas pelo seguimento da matriz de referência de instrumentos como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que cria barreiras para a discussão dos problemas socioambientais em escala local. Esta dissertação teve por objetivo formar reeditores ambientais a partir da Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez, voltada aos discentes do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, localizado em Simão Dias/SE. A unidade de ensino está localizada na microbacia do rio Caiçá, que tem suas águas poluídas quando adentra a zona urbana, além da visível degradação ambiental do seu entorno, negligenciada pelo poder público quanto à criação de políticas para mitigação do problema. O método de abordagem adotado no estudo foi o dedutivo. Como instrumentos procedimentais, foram realizadas Práticas de Ensino na Comunidade (PEC) a partir da Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez, metodologia ativa e inovadora que insere a realidade local no cotidiano educacional. Inicialmente, foram selecionados trinta estudantes das três séries do Ensino Médio do referido colégio, que participaram das PEC que ocorreram em horário extracurricular às suas aulas, aos sábados, entre janeiro a junho de 2018. Primeiramente, foram analisadas as provas do ENEM aplicadas entre os anos de 2012 a 2017, que comprovaram a insuficiente abordagem de características locais em suas questões, direcionando os currículos escolares à discussão de escalas espaciais maiores e consequente omissão do lugar. No desenvolvimento das PEC, a partir do seguimento dos cinco passos da Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez, os discentes puderam observar, conviver e aprofundar estudos a partir de um recorte da realidade da comunidade do entorno do rio Caiçá, com a qual levantaram hipóteses para solucionar a problemática socioambiental e realizaram intervenções de cunho educacional e sócio-político. A metodologia ativa utilizada proporcionou a formação de reeditores ambientais, pois relacionou conceitos e práticas de cidadania, proatividade, sustentabilidade e adaptou os conhecimentos apreendidos de forma contextualizada. Do mesmo modo, o desenvolvimento das PEC possibilitou a aproximação dos estudantes com a comunidade do entorno do corpo hídrico, o enfrentamento da problemática socioambiental do município e a participação na discussão inicial quanto à implantação de políticas públicas de EA para o município.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional