FOTOSSÍNTESE, SEQUESTRO DE CARBONO E MITIGAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO VIVEIRO EDUCADOR DA ESCOLA BOSQUE/AGENTES E MONITORES AMBIENTAIS


Autor:

MAURO JOSÉ RODRIGUES TORRES

 

 

Orientador:

SIMONE DE FÁTIMA PINHEIRO PEREIRA

 

Coorientador:

RONALDO ADRIANO DA SILVA

 

 

 

Palavras Chaves:

Fotossíntese

Mudanças climáticas

Metodologia de ensino

Agentes e monitores ambientais

 

 

Linha de Pesquisa:

Recursos Naturais e Tecnologias

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPA

 

Ano: 2022

Resumo:

 

Nas últimas décadas, percebeu-se uma ampla preocupação com os assuntos relacionados ao aquecimento global. Porém, apesar da grande produção científica a respeito do assunto, inúmeros estudos em vários países apontam que os alunos de diversos níveis de ensino e professores têm uma compreensão limitada sobre a natureza e as consequências deste problema. Por outro lado, estudos também apontam uma deficiência no ensino e no aprendizado sobre a fotossíntese, uma reação bioquímica bastante complexa de extrema importância para a manutenção da vida em nosso planeta, diretamente relacionada ao sequestro de carbono e consequentemente à mitigação do aquecimento global. Nesse contexto, o viveiro de mudas educador da Escola Bosque/Agentes e Monitores Ambientais (AMA), localizado na Ilha de Caratateua, distrito de Outeiro, na cidade de Belém — área periférica da capital paraense —, torna-se um espaço privilegiado para se trabalhar uma sequência didática sobre fotossíntese, sequestro de carbono e mitigação do aquecimento global com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Elaborada com base em referências bibliográficas sobre o assunto, a sequência didática apresenta 14 aulas, distribuídas em cinco módulos ao longo de sete encontros. A aplicação da sequência no viveiro educador junto aos alunos não foi realizada, em virtude da suspensão das aulas presenciais por ocasião da pandemia de Covid-19. A validação do produto pedagógico (sequência didática) se deu por meio de observação direta e extensiva, estruturada via formulário Google junto a dez professores que atuam na Educação Básica. Tal formulário consistiu em uma escala de mensuração multi-item, isto é, a escala Likert de cinco pontos
(sendo 1, para “insatisfaz fortemente”, 2 para “insatisfaz”, 3 para “indeciso”, 4 para “satisfaz” e 5 para “satisfaz fortemente”). De acordo com a metodologia adotada, a sequência didática foi validada, pois a moda de todos os 15 itens avaliados ficou no ponto 5 (“satisfaz fortemente”). As mudas de espécies arbóreas e frutíferas produzidas nas atividades práticas no viveiro educador serão doadas na etapa de socialização para a comunidade escolar, última da sequência didática.

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