Autor:
MAURO JOSÉ RODRIGUES TORRES
Orientador: SIMONE DE FÁTIMA PINHEIRO PEREIRA
Coorientador: RONALDO ADRIANO DA SILVA
Palavras Chaves: Fotossíntese Mudanças climáticas Metodologia de ensino Agentes e monitores ambientais
Linha de Pesquisa: Recursos Naturais e Tecnologias
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPA
Ano: 2022 |
Resumo:
Nas últimas décadas, percebeu-se uma ampla preocupação com os assuntos relacionados ao aquecimento global. Porém, apesar da grande produção científica a respeito do assunto, inúmeros estudos em vários países apontam que os alunos de diversos níveis de ensino e professores têm uma compreensão limitada sobre a natureza e as consequências deste problema. Por outro lado, estudos também apontam uma deficiência no ensino e no aprendizado sobre a fotossíntese, uma reação bioquímica bastante complexa de extrema importância para a manutenção da vida em nosso planeta, diretamente relacionada ao sequestro de carbono e consequentemente à mitigação do aquecimento global. Nesse contexto, o viveiro de mudas educador da Escola Bosque/Agentes e Monitores Ambientais (AMA), localizado na Ilha de Caratateua, distrito de Outeiro, na cidade de Belém — área periférica da capital paraense —, torna-se um espaço privilegiado para se trabalhar uma sequência didática sobre fotossíntese, sequestro de carbono e mitigação do aquecimento global com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Elaborada com base em referências bibliográficas sobre o assunto, a sequência didática apresenta 14 aulas, distribuídas em cinco módulos ao longo de sete encontros. A aplicação da sequência no viveiro educador junto aos alunos não foi realizada, em virtude da suspensão das aulas presenciais por ocasião da pandemia de Covid-19. A validação do produto pedagógico (sequência didática) se deu por meio de observação direta e extensiva, estruturada via formulário Google junto a dez professores que atuam na Educação Básica. Tal formulário consistiu em uma escala de mensuração multi-item, isto é, a escala Likert de cinco pontos |
|