FRUIT AGRODIVERSITY: CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES POR MEIO DA LÍNGUA INGLESA


Autor:

DELSINEI VIEIRA DA COSTA

 

Orientador:

KÁTIA VIANA CAVALCANTE

 

Palavras Chaves:

Percepção Ambiental

Ensino transdisciplinar

Agrodiversidade frutífera

Interdisciplinaridade

Ensino

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Epistemologias, diversidades e formação humana

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2018

Resumo:

 

Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o ensino de língua Inglesa pode ser contextualizado com a realidade discente por meio de vários aspectos que permeiam sua vida cotidiana, entre as diversas possibilidades, utilizamos a agrodiversidade frutífera presente tanto nos trajetos casa-escola quanto nos quintais urbanos da cidade de Eirunepé-Am. Partindo dessa compreensão este trabalho buscou construí material didático bilíngue para ensino de ciências ambientais por meio da LI a partir do etnoconhecimento discente. Para alcançar os objetivos propostos da pesquisa identificaram-se as frutíferas existentes dos quintais urbanos da cidade de Eirunepé e arrolou-se a percepção ambiental dos discentes sobre a diversidade frutífera no trajeto casa-escola, com vistas elaboração de produto educacional bilíngue sobre a diversidade frutífera como ferramenta para o ensino das ciências ambientais. O objeto de estudo utilizado no desenvolvimento desta pesquisa deu-se no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas no campus de Eirunepé. A pesquisa enquadra-se na tipologia de pesquisa exploratória-descritiva realizada por meio de um estudo de caso, em foco consistiu em uma amostragem não probabilística, tendo em vista a escolha de entrevistados para participação da primeira fase e, o estudo não depender de probabilidade e sim das características da pesquisa. A pesquisa mostra a contextualização do ensino por meio da agrodiversidade frutífera pode ser uma ferramenta importante para o trabalho curricular, devido ao seu caráter motivacional, desafiador e construtivo, podendo ser inserido como uma proposta pedagógica nas escolas de educação básica.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional