FUNDAMENTOS PARA SISTEMATIZAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA-UEPS VISANDO O INCENTIVO DO USO RACIONAL DA ÁGUA POTÁVEL


 

Autor:

LÁZARO DE JESUS LIMA

 

 

 

Orientador:

RAQUEL DE MATOS CARDOSO DO VALE

 

 

 

Palavras Chaves:

Educação

Guia Pedagógico Orientativo

Conscientização

Emancipação

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UEFS

 

Ano: 2021

Resumo:

 

Visando a ruptura no processo de ensino e aprendizagem nas Ciências Naturais do modelo conteudista passivo para uma práxis dialógica, interativa, em que os educandos são colocados como protagonistas na construção de seu saber, o presente estudo se constitui na elaboração de um guia para sistematização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o incentivo do uso racional da água potável, à luz das Teorias da Aprendizagem Significativa de Ausubel e Moreira da Abordagem Histórico-cultural de Vigotski e da Educação Emancipadora de Freire, alicerçada na base epistemológica/filosófica do Materialismo Histórico e Dialético de Marx e Engels. Traz reflexões acerca dos problemas socioambientais contemporâneos, apoiadas em autores como Eugene P. Odum; Clóvis Cavalcanti; Luiz Emydio Mello Filho e Enrique Leff. No recorte dado à problemática da escassez da água no planeta, encontrou autores como Bacci e Pataca, Bordalo e Jacobi que investigam essa questão pela perspectiva da geopolítica, na qual a água deixa de ser vista como um direito humano e passa a ser vista como mercadoria e, portanto, passa a ter valor. O problema de investigação elencado foi: Como estruturar os aspectos sequenciais de uma UEPS para incentivar o uso racional da água potável?, cujo obetivo geral foi desenvolver um produto educacional para educadores/as, na forma de um guia pedagógico orientativo, sobre o tem “Uso Racinal da Água Potável”, na perspectiva da UEPS, a fim de proporcionar aos educadores/as os fundamentos necessários para sistematização de uma UEPS sobre o uso racional da água potável. A fim de responder ao problema e aos objetivos elencados, nos apoiamos no desenvolvimento de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, na ótica de Thiollent, Barbie e Triviños, realizada em duas etapas deivdo às imposições de distanciamento social ocasionado pela COVID-19. Esta pandemia que acometeu todos os paises repercutiu no redirecionamento desta pesquisa que anteriormente seria o de sistematizar, aplicar e avaliar uma UEPS acerca da temática apresentada. O lócus de pesquisa foi o Colégio Estadual de Vila de Abrantes da Rede Estadual de Ensino, do Município de Camaçari, os sujeitos participantes da investigação foram os estudantes de uma das turma de 1º ano do Ensino Médio e os professores dos componentes curriculares de Biologia, Física e Química.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional