Autor:
ADRIANA APARECIDA LAZZARINI
Orientador: MARIA OLÍMPIA DE OLIVEIRA REZENDE
Palavras Chaves: Educação ambiental Educação fiscal Futuro verde
Linha de Pesquisa: Não Informada
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB USP
Ano: 2020 |
Resumo:
O planeta Terra enfrenta na atualidade uma crise ambiental sistêmica. Com o intuito de atenuar os efeitos da pressão antrópica urbanizadora, os programas educacionais ambientais de recuperação de arborização e a manutenção de áreas permeáveis na cidade auxiliam no restabelecimento harmônico entre o ser humano e a natureza. Esse panorama motivou a elaboração do presente trabalho, demonstrando que práticas pedagógicas aplicadas no Ensino Fundamental, contextualizadas nas Ciências Ambientais numa perspectiva interdisciplinar entre a Educação Ambiental e a Educação Fiscal, despertam nos estudantes princípios de cidadania e respeito com o meio ambiente. Partindo desse pressuposto, levou-se para a sala de aula a experiência da implantação IPTU Verde na cidade de São Carlos/SP. A introdução de atividades práticas, lúdicas e pedagógicas, no espaço escolar, culminou na criação do projeto denominado Futuro Verde. Como procedimentos metodológicos, a presente dissertação, utilizou a abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa tem natureza aplicada e o enfoque dos objetivos baseou-se em pesquisa exploratória e descritiva. Para a validação deste trabalho foram utilizados a Análise Documental e Questionário Qualitativo. O campo de investigação eleito foi a Escola Estadual Marivaldo Carlos Degan, localizada em São Carlos, no estado de São Paulo, espaço delimitador da pesquisa. Estudantes do período vespertino dos sextos e sétimos anos do ensino fundamental foram os selecionados para o desenvolvimento do projeto. O Projeto Futuro Verde alcançou resultados satisfatórios, comprovados pela participação ativa dos estudantes e da comunidade no processo, disseminando consciência ambiental, sustentabilidade e cidadania. |
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