GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS ESCOLAS: CONSTRUÇÃO DE UM PLANO PEDAGÓGICO MULTIDISCIPLINAR

TATIANA DE FREITAS GILES LIMA SANTANA

CECÍLIA PATRÍCIA ALVES COSTA

Poluição Ambiental

Interdisciplinaridade

Gestão De Resíduos Sólidos Nas Escolas

Plano Pedagógico

Não Informada

Não Informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2023

O crescente consumismo e uso de materiais descartáveis aumentaram significativamente a poluição ambiental e suas consequências maléficas para os ecossistemas. A escola é parte estratégica da solução, uma vez que é a instituição capaz de promover aprendizados em ampla escala. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo construir, no contexto multi e interdisciplinar, um Plano Pedagógico de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para a Educação Fundamental. Para a criação do plano foram realizados dois questionários com profissionais da educação, de modo a conhecer como a Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos são trabalhados no contexto de suas áreas de conhecimento. Um total de 119 profissionais da educação participaram da pesquisa, representando 89 escolas públicas e particulares de 40 municípios de 6 estados brasileiros. Apenas 4% dos participantes relataram que a escola que atuam possui um Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. Apenas 3,6% disseram haver a separação de resíduos sólidos na escola e 8% em suas próprias casas. Apenas 11,6% relatam que os resíduos sólidos da escola são destinados a serviços de coleta seletiva ou a catadores de materiais recicláveis. Dentre as iniciativas já realizadas pelos professores com os resíduos sólidos da escola, as mais citadas foram a coleta seletiva e o reaproveitamento de materiais, mas apenas 28,6% dos participantes relataram que trabalham com o tema dos resíduos sólidos de forma prática na escola. Os profissionais citaram 8 temas que julgam importantes para comporem uma cartilha pedagógica sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos escolares. Baseado nestas respostas, a cartilha foi elaborada com ilustrações informativas contendo um total de 68 páginas, com 27 temas e 7 capítulos, além de atividades reflexivas e dicas sustentáveis para o dia a dia. O produto foi avaliado por 36 profissionais da educação. Os critérios estabelecidos para avaliar o produto se relacionam a sua aplicabilidade, aderência, inovação, complexidade e impacto na educação, sendo que em todos os critérios entre 75-95% dos profissionais avaliaram um alto desempenho do material. O Produto Técnico Tecnológico em questão além de revelar propostas para solucionar as demandas socioambientais existentes, visa também potencializar o trabalho do professor, possibilitando mudanças de atitudes que podem efetivamente colaborar com a redução do consumo e a melhor gestão dos Resíduos Sólidos.