GERMINAÇÃO DO FEIJÃO: SUSTENTABILIDADE E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

JADIEL AGUIAR E SILVA

VÂNIA GALINDO MASSABNI

Ensino de Ciências

Germinação do feijão

Validação de sequência didática

PROFCIAMB USP

Ano: 2023

Esta pesquisa busca contribuir com o resgate e o aprimoramento do uso didático do experimento de germinação do feijão, que consiste em colocar uma ou mais sementes de feijão sobre um pedaço de algodão e acompanhar o processo germinativo. Além disto, trabalhar temas como insegurança alimentar e produção sustentável de alimentos no ensino de Ciências, é um modo de formar cidadãos conscientes de seu papel em pensar na transição para sociedades sustentáveis. O objetivo foi propor uma sequência didática (SD) que aborda o experimento de germinação do feijão, baseada na alfabetização científica e validar a SD junto a pesquisadores da área de Ciências, professores de Ciências e alunos dos oitavos anos dos anos finais do Ensino Fundamental. Metodologia: foi elaborada uma SD com cinco aulas, a qual foi validada em um grupo de pesquisadores. Também foram realizadas entrevistas com seis professores de escolas, para avaliarem a SD com o intuito de ajustes à prática. Notou-se que a entendimento dos entrevistados pouco contemplava a alfabetização científica e a construção do conhecimento, embora valorizassem a SD por apresentar atividades práticas com as sementes de feijão, entre outras. Após as fases anteriores, a SD foi realizada em duas escolas (A e B), em uma atividade prática, de caráter mais exploratória das sementes de feijão, boa parte dos alunos entendeu e buscou conhecimentos durante a aula e outros ainda pareciam necessitar de aulas mais direcionadas. Por fim, em ambas as escolas os alunos avaliaram bem a SD e puderam expressar, em desenhos e questionário, mudanças na visão de Ciência e compreensão do tema.