GINCANA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS: A INTERAÇÃO ENTRE A GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL


 

Autor:

ARELI DA SILVA ANDRADE

 

 

 

Orientador:

THAIS EMANUELLE M. SANTOS SOUZA   

 

Coorientador:

WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARÃES

 

 

 

Palavras Chaves:

Ensino

Lúdico

Meio Ambiente

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2020

Resumo:

 

Desde o seu surgimento, o ser humano vem modificando o espaço à sua volta. Muitas dessas modificações geram resíduos sólidos, que se não forem descartados corretamente resultarão em grande impacto para o meio ambiente. Diante desta realidade, a escola tem um papel importante, pois através dela, novos valores e saberes podem ser introduzidos na sociedade. Como toda mudança ambiental gera conflitos, as atividades lúdicas, tais como a gincana escolar, são tipos de modalidades didáticas que podem contribuir para temas voltados para a conservação ambiental. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi elaborar uma gincana e sequência didática para se trabalhar o tema resíduos sólidos juntamente com os conceitos geográficos de paisagem e lugar, com a finalidade de sensibilizar os educandos para o descarte consciente dos resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada na Escola Edgar Nunes Batista, localizada no município de Gravatá – PE. Foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de uma análise direta onde, por meio
de observação e entrevista não padronizada, se buscou compreender como era feito o descarte dos resíduos sólidos e o entendimento dos educandos acerca do assunto, obtendo assim dados que juntamente com uma pesquisa bibliográfica contribuíram para a elaboração do produto educacional. Ao final da pesquisa foi verificado que as turmas que mais realizam o descarte de forma irregular são os 6º anos do Ensino Fundamental por isso o produto desenvolvido foi voltado para esse público. Através deste trabalho se buscou saber se o uso da gincana é um instrutivo efetivo para a mudança de comportamento do educando com relação à destinação correta dos resíduos para o meio ambiente. Após submeter o produto educacional desenvolvido à análise de educadores, foi verificado que este pode contribuir para que os educandos compreendam a importância do descarte correto dos resíduos sólidos.

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