GO.FLORESTA: GAME EDUCACIONAL AGROFLORESTAL PARA ENSINAR SUCESSÃO ECOLÓGICA

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2022

Ações para o enfrentamento da crise ambiental vivenciada estão presentes em diversas conferências globais, em especial da Agenda Mundial organizada pela Cúpula das Nações Unidas em que deu origem a 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Em especial, a ODS 12 que se intitula ‘Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis’, norteia o presente trabalho em busca de soluções sustentáveis para o ambiente, por meio da educação, ao modelo convencional de produção agrícola através do emprego dos denominados Sistemas Agroflorestais (SAF). Os SAFs são trazidos como resposta a essa demanda, fundamentada no cultivo de espécies agronômicas em conjunto com a construção de uma floresta, em colheitas sustentáveis. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo digital que simule o processo de sucessão ecológica por meio de técnicas da permacultura em um processo de recuperação sustentável de uma área degradada. O game “Go.Floresta” foi desenvolvido na plataforma Unity, um software para o desenvolvimento e programação por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicações) de códigos abertos. A partir da riqueza de espécies da Agroflesta Experimental da UFPE o jogo foi proposto para estudantes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano). O jogador realiza o plantio adequado de espécies vegetais realizando podas e trocas de sementes, assim como em uma agrofloresta. Propusemos os princípios da gamificação de McGonigal com proposta para a alfabetização científica e sensibilização com desafios, estratégias e recompensas. A validação foi realizada sob a luz da Aprendizagem Móvel de Sharples com professores da rede básica e seguindo os critérios da CAPES, dentro deles, o game foi considerado adequado por unanimidade em Aderência, Impacto e Inovação, tendo alta pontuação no critério Facilidade em ser aplicado nas escolas e outros espaços de aprendizagem. De todo modo, o game Go.Floresta, foi tido como um ótimo recurso tecnológico de aprendizagem móvel, que oportuniza o docente interagir com seus estudantes, promovendo o diálogo e engajamento, que contribuem para o conhecimento sobre sucessão ecológica.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional