GUIA DIDÁTICO COLABORATIVO DE TRILHA INTERPRETATIVAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

JAMISON BARBOSA DE OLIVEIRA

AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS

Percepção Ambiental

Agroecossistemas

Estratégia de ensino

Etnoconhecimento

Escolas Sustentáveis

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2018

Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Amazonas – Campus Tabatinga (IFAM/CTB), tendo como objetivo produzir um produto educacional que pudesse contribuir como uma ferramenta para o  ensino de ciências ambiental. Portanto surgiu como proposta a utilização do guia didático colaborativo ao ensino de ciências ambientais a partir do planejamento de uma trilha interpretativa na unidade educativa do  IFAM/CTB. A pesquisa foi desenvolvida tendo como orientação os preceitos metodológicos da etnonoecologia. Para atender os objetivos específicos 01) caraterização dos agroecossistema das unidades  do IFAM: i) delimitação do territorial do IFAM/CTB; ii) estudo sobre a historicidade de ocupação espacial e temporal da área. 02) identificação dos pontos de interpretativos e os aspectos de atratividade ao ensino em  ciências ambientais, a partir de três etapas: i) Levantamento etnoecológico mediante a técnica de turnê guiada, com participação de servidores do IFAM/CTB (docentes e técnicos administrativos em educação) e  ex-moradores do local de estudo; ii)levantamento etnobotânico; iii)Mapeamento dos aspectos com potencial interpretativo.03) Elaboração da Trilha com Roteiro Interpretativo: para a definição do traçado das  trilhas e os pontos de parada para interpretação, foi utilizado o método “Indicadores de Atratividade dos Pontos Interpretativos” (IAPI). Através do histórico ambiental da trilha pré existente foi possível entender o  processo e ocupação da UED/IFAM. Antes da década de 90 a área atualmente pertencente ao IFAM/CTB era utilizada para atividade pecuária, a partir da década 90 três famílias passaram a ocupar este espaço dando  inicio a criação de animais de pequeno porte, cultivo de plantas frutíferas e plantas de ciclo curto. No ano 2008 e 2010 essas famílias deixam essas propriedades e a prefeitura através de doação as repassa para o  IFAM/CTB que passa a ocupar um total de 20ha de terra. Nesse território foram instaladas unidades educativas de produção, voltada a práticas pedagógicas atendendo os cursos de ensino tecnológico da  instituição. Em 2015 houve o inicio de implantação da trilha ecológica, porém não planejada, utilizando um espaço nas UED. Nos anos seguintes são utilizados trilhas pré existentes feitas pelos antigos moradores para  acessar seus cultivos. A partir do histórico ambiental e com participação de interagentes (ex moradores e profissionais de educação do IFAM/CTB) foi possível realizar a caracterização dos componentes de paisagens existentes na UED (sitio, roça antiga, capoeira, capinzal, área degradada, nascente e igarapé) e mediante as técnicas etnoecológicas e etnobiológicas foi possível identificar os aspecto ambientais com potencial  interpretativo. Foram identificados 49 pontos com potencial ara atratividade, que após análise utilizando os critérios proposto no método IAPI foram selecionados 19 pontos de atratividade iniciais para interpretação e  integrados ao o guia didático colaborativo e assim serem utilizado no ensino das ciências ambientais. A trilha é um meio de ensinar de forma colaborativa, contextualizando as características especificas do lugar e  levando em consideração o saber local na construção do conhecimento a partir das ciências ambientais.