HERDEIROS DOS CAIÇARAS: UM ESTUDO DA HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO DE ALUNOS E MORADORES DA ILHA DO MEL

CAROLINE LIEGEL DIAS

LORIVAL DE MORAES FIDELIS

Ilha do Mel

Nova Brasília

Autorreconhecimento

Caiçara

Comunidades Tradicionais

Não Informado

Não Informado

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2019

Nosso trabalho dissertativo tem como objetivo estudar a formação da identidade coletiva do caiçara, e as relações socioambientais dos moradores da Ilha do Mel. O autorreconhecimento, em determinada população tradicional, como a caiçara tem como base a identidade que se constrói e o resultado do contato com a sociedade urbana-industrial que os envolve. Pode se dizer que a Ilha do Mel, por conta da sua proximidade com o continente, bem como um turismo anual, sofreu a perda desse autorreconhecimento? Nossa pesquisa busca responder essa questão, além de discutir através do produto da dissertação elementos para se trabalhar em sala de aula a questão da cultura local, a fim de contribuir para uma educação emancipatória, e para o desenvolvimento da criticidade e subjetividade nos estudantes.