Autor:
MARCELO HENRIQUE DE MELO ROCHA
Orientador: BRUNO SEVERO GOMES
Palavras Chaves: Práticas Pedagógicas Sustentabilidade Novas tecnologias
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2020 |
Resumo:
A O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação tem produzido grandes transformações e benefícios na educação, sobretudo após a popularização dos computadores, smartfones e da Internet. A proposta desta pesquisa foi utilizar o podcast como recurso didático, para tratar do desperdício da água, um dos temas ambientais mais preocupantes da escola Municipal Vânia laranjeiras em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco-Brasil. Embora seja um recurso vital e fundamental para o funcionamento de todas as atividades, a água não era vista com tanta importância na escola, diariamente os alunos usavam a água do bebedouro com outras finalidades, tais como: lavar as mãos, molhar o cabelo, além de outros tipos de desperdícios, que muitas vezes levou ao problema da falta d’ água na escola, inclusive implicando na suspensão parcial das aulas. Usando princípios da metodologia participante, os alunos do 9° ano debateram sobre a situação da água na escola, pesquisaram sobre o tema, produziram os roteiros, gravaram e editaram cinco episódios de podcasts, utilizando apenas um aparelho de celular, através de um aplicativo gratuito. O produto educacional, chamado de hidrocast, foi validado com docentes e estudantes do ensino básico, numa abordagem qualitativo-quantitativa, que buscou identificar o impacto, a aplicabilidade, e à aderência do podcast como recurso didático, lúdico e prático, capaz de promover a sensibilização do uso sustentável da água. Os resultados mostraram que o hidrocast contribuiu para o aprendizado sobre a temática água com mais de 80% dos alunos participantes, além disso, mais de 84% dos docentes que ouviram os episódios afirmaram que o material poderia contribuir com sua prática pedagógica. Desta forma percebemos que o podcast funcionou como um recurso eficiente no processo de sensibilização para o uso sustentável da água. |
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