HISTÓRIA ECOLÓGICA E A OCUPAÇÃO HUMANA NAS ROCHAS DO ENTORNO DA CIDADE DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM


 

 

Autor:

MARIA JOSÉ LOPES DA SILVA

 

 

Orientador:

SANDRA HELENA DA SILVA

 

 

 

Palavras Chaves:

Ensino

Interdisciplinaridade

História Ecológica

Rochas

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade 

 

 

Projeto Estruturante:

Comunidade, Saúde e
Ambiente

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2020

Resumo:

 

O processo dinâmico de ocupação humana vem aos longos dos anos transformando ambientes. Os seres humanos por meio do trabalho ter transformado os ambientes para atender suas necessidades de sobrevivência e também obter lucros. O tema dessa dissertação é tratar dessas transformações ambientais. Como objetivo pretendeu-se analisar a História Ecológica e a Ocupação Humana nas Rochas do Entorno da Cidade de São Gabriel da Cachoeira-AM articulando estratégias de ensino de história no ensino médio do IFAM com a produção de uma racionalidade ambiental. É uma pesquisa cunho qualitativa exploratória que tem como elementos centrais para análise e validação dos dados as falas dos sujeitos e suas percepções sobre a paisagem pesquisada. Como base teórica metodológica temos os estudos de Edgar Morin (2005) e Enrique Leff (2010), ambos importantes para compreender as dimensões da complexidade ambiental. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Geografia, Sociologia, Filosofia, Biologia, História, Pedagogos, diretor do IFAM e 40 alunos do Ensino Médio Técnico do curso de Administração do IFAM-CSGC. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: imagens fotográficas, questionário, entrevistas semiestruturadas, observação participante e não participante. Na perspectiva de compreender as dimensões ambientais, interdisciplinar, intercultural que foi desenvolvido como resultado/produto final desta pesquisa um guia de dinâmicas para compreender a ocupação humana nas rochas no entorno da cidade de São Gabriel da Cachoeira-AM, com a finalidade de auxiliar professores de diversas áreas do conhecimento na proposição de novas dinâmicas de ensino e aprendizagem que dialoguem o ambiente com a teoria apreendida em sala de aula.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional