Autor: ABÍLIO CLÁUDIO DO NASCIMENTO PEIXOTO
Orientador: NILDON CARLOS SANTOS PITOMBO
Coorientador: JOSELISA MARIA CHAVES
Palavras Chaves: Questões sociocientíficas e sociambientais Educação Ambiental História em quadrinhos
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UEFS
Ano: 2019 |
Resumo:
É cresceste o número de estudos e pesquisas sobre as histórias em quadrinhos na Educação Básica, evidenciando sua importância como estratégia didática. Contudo, são poucos os estudos que versam sobre a elaboração de HQ por estudantes, numa perspectiva de Educação Ambiental Crítica articulada com a as habilidades e competências da Matriz de Referência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Nesta pesquisa investigamos a relação entre a elaboração de uma história em quadrinhos a partir de temas de relevância sociocientífica e socioambiental do entorno da escola com as algumas competências e habilidades necessárias para que o estudante participe da sua vida acadêmica e em sociedade. O objetivo geral da pesquisa foi identificar habilidades trabalhadas durante a elaboração da HQ, utilizando como base a Matriz de Referência do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Uma das ferramentas utilizadas como estratégia, para acompanhar o percurso dos estudantes durante as atividades necessárias para a elaboração da HQ, foi a elaboração de uma planilha capaz de coletar dados sobre o engajamento comportamental dos estudantes. Esses dados evidenciaram que os estudantes que participaram das tarefas tiveram a oportunidade de trabalharem habilidades e competências das diversas áreas do conhecimento descritas na Matriz de Referência do Encceja. As situações de aprendizagem geradas para a elaboração da história em quadrinhos, relacionadas ao lugar das experiências vividas e percebidas, estimularam a iniciativa de alguns discentes a recorrer a procedimentos de pesquisa para explicar transformações ocorridas no lugar. |
|
||