HISTÓRIAS EM QUADRINHOS CONTAM: HISTÓRIAS DE IRAQUARA – BAHIA NAS VOZES DAS SUAS MORADORAS

FLÁVIA LINHARES DA SILVA

MARIA CLÁUDIA SILVA DO CARMO

Coorientador:

LÍVIA DIAS DE AZEVEDO

História em quadrinhos

Memórias

História de Iraquara

Mulheres

História oral

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2021

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a cidade de Iraquara, vista como cenário de entrelaçamentos dos grupos sociais ao longo do tempo, produzindo memórias e histórias locais, individuais e coletivas. O objetivo dessa pesquisa foi compreender a cidade de Iraquara por meio das memórias e histórias, narradas pelas vozes de cinco moradoras, de oitenta e seis a cento e dez anos de idade, que vivem nesse lugar, cujos nomes foram indicados por professores e estudantes do Centro Educacional Manoel Teixeira Leite. Nossas discussões teóricas foram ancoradas em Bergson (1986), Halbwachs (2004), Nora (1993), Pollack (1992), Ricoeur (2007), que ampliaram nosso entendimento sobre a formação das memórias, a relação entre história e memória, memória individual e coletiva, esquecimento e o conceito de lugar de memória. Os pressupostos metodológicos baseiam-se em Minayo (1996), André (2008), Salvatici (2000), Alberti (1990), Creswell (2014), com a abordagem qualitativa, que considera o indivíduo como sujeito histórico, imerso em suas relações sociais, através do método da História oral. Os instrumentos utilizados foram os questionários on-line misto, com professores e estudantes do CEMTL, que indicaram os nomes das moradoras, as entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo, contribuindo de forma significativa para analisarmos as memórias das mulheres idosas. Os resultados apontaram o Poço de Manoel Félix, a feira livre e os cruzeiros como lugares de memórias que fazem parte do contexto de formação de Iraquara e das trajetórias de vida das moradoras. A partir dos resultados da pesquisa, observamos que emergiram nas narrativas das mulheres os atravessamentos de gênero, raça e classe social. Suas memórias coletivas mostraram outras narrativas acerca da cidade de Iraquara, que contribuiu para a produção de duas Histórias em quadrinhos: Vozes Anciãs Histórias e Memórias de Iraquara e Vozes Anciãs Histórias e Memórias de Iraquara Mãe Marieta de Iraquara, como dispositivo da memória coletiva desse lugar, cujas narrativas quadrinizadas recontam o cotidiano dessas mulheres como benzedeiras, parteiras, lavadeiras, artesãs, costureiras, assim como seus ritos religiosos e festas típicas. Dessa forma, esta produção pode contribuir para o desenvolvimento do trabalho com a história local, a formação leitora e a compreensão de temas de relevância histórica da cidade, como reconhecimento, pertencimento do povo iraquarense.