HORTA ESCOLAR COMO AMBIENTE LÚDICO DE APRENDIZAGEM: PROPOSTAS PARA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

RENATA SILVA DE SOUZA

WILLIAN MOURA DE AGUIAR

Hortas escolares

Educação Ambiental

Interdisciplinaridade

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2020

O presente trabalho teve como objetivo principal promover o uso de hortas em escolas urbanas em atividades pedagógicas interdisciplinares e o estímulo ao consumo de hortaliças por crianças e adolescentes. O trabalho foi realizado no Colégio Estadual Raphael Serravalle na cidade de Salvador, Bahia, com estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental e da 2a e 3a séries do Ensino Médio. A metodologia consiste na intervenção baseada em referencial teórico para a resolução de problemas através da pesquisa-ação. Os estudantes participantes do projeto são do 6º ano do Ensino fundamental II, alunos voluntários da 2a série do Ensino Médio que atuaram como monitores do projeto e os estudantes da 3a série do Ensino Médio que participaram usando temas relacionados com a horta para a produção de uma peça publicitária e pesquisa na comunidade escolar. A comunidade escolar se mobilizou para implantação da horta: estudantes, funcionários e professores contribuíram para o início e continuidade das ações. Alguns dados sobre os hábitos alimentares e conhecimentos relativos à horta já foram obtidos com o grupo de estudantes que aderiram ao projeto voluntariamente. Os resultados mostram desconhecimento sobre algumas temáticas relacionadas à alimentação tais como agrotóxico, valor nutricional dos alimentos, desperdício de alimentos. Esses temas foram discutidos em rodas de conversa periódicas junto com os professores de Ciências e Educação Ambiental. Os resultados das ações na escola junto aos estudantes e professores em relação à produção de conhecimento e os produtos gerados da ação foram: uma sequência didática interdisciplinar, um jogo de tabuleiro e uma proposta de Unidade Curricular Eletiva a ser disponibilizada para a Rede Estadual de Ensino da Bahia para um grupo de 565 escolas-piloto do Novo Ensino Médio.