HORTA SUSTENTÁVEL NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CTS NO ENSINO FUNDAMENTAL


Autor:

ELIZÂNGELA DOS SANTOS OLIVEIRA MAGERSKI

 

 

Orientador:

IRENE YUKIKO KIMURA

 

Coorientador:

FELIPE FONTANA

 

 

Palavras Chaves:

Alimentos orgânicos

CTS

Ensino fundamental

Horta Escolar

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UEM

 

Ano: 2019

Resumo:

 

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o potencial pedagógico de um produto educacional (manual) para a construção de uma horta sustentável em uma turma do 5o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nilza de Oliveira Pipino, de Formosa do Oeste – PR. O produto educacional foi estruturado a partir da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), com o intuito de promover um ambiente de aprendizagem, no qual os alunos pudessem interagir entre si e com o professor e ampliar sua visão sobre Ciência e Tecnologia, principalmente sobre as suas implicações na sociedade. O nosso estudo insere-se no campo da pesquisa qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, utilizamos o diário de campo. Nossos dados revelam que ações pedagógicas sustentadas pela abordagem CTS contribuem para a formação de alunos com atitudes mais críticas sobre alimentação e processos saudáveis para a saúde humana.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional