IMPACTOS AMBIENTAIS NOS RECURSOS HÍDRICOS: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO ENSINO MÉDIO E CONTRIBUIÇÃO PARA REFLEXÃO DA REALIDADE LOCAL – COMBINADO AGRO URBANO DE BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL

RÉGIA CRISTINA MARRA

TATI ALMEIDA

Agenda 2030;

Práticas dinamizadoras

Interdisciplinaridade

Recursos hídricos

PROFCIAMB UNB

Ano: 2023

Essa dissertação de mestrado aborda as práticas pedagógicas na educação formal brasileira e a falta de conexão entre os conhecimentos teóricos e a realidade do aprendiz. Uma vez que a interdisciplinaridade depende de ações práticas e interação dos sujeitos envolvidos, com suas realidades contextualizadas, propõem-se nesse estudo uma práxis “ecopedagógica” que utiliza o tema água como articulador dos conhecimentos, incluindo o conhecimento popular, percepção estética e expressões simbólicas. O tema “uso e cobertura do solo e qualidade da água” é utilizado como objeto de aprendizagem, aplicado nas disciplinas das Ciências da Natureza, Sociais, Humanas e de Linguagem do ensino médio. Esse trabalho fez uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a observação direta e atividades estruturadas no Arco de Maguerez que culminaram em produto educacional: um guia de apoio para professores e coordenadores – “Impactos ambientais em recursos hídricos: Dinamizando o Ensino das Ciências Ambientais no Ensino Médio a partir da Agenda 2030 e da realidade local” a qual foi validada utilizando questionários de pesquisa aprovados pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. A área de estudo é composta pelas nascentes do Capão Preto e Ipê e os cursos do córrego Coqueiros que ocorrem nos limites de uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Granja do Ipê – CAUB I/DF. O monitoramento da qualidade da água e das atividades propostas foi realizado por estudantes e professores de diferentes semestres do ensino médio do CEd Agrourbano Ipê – DF. Nesse sentido, o trabalho interdisciplinar sobre a qualidade da água na bacia hidrográfica em estudo mostrou-se uma oportunidade para dinamizar as práticas pedagógicas, além de proporcionar um maior conhecimento do local onde os estudantes vivem e a interligação entre diferentes áreas do conhecimento, propiciando a abordagem dos ODS 4 (Educação de qualidade), 6 (Água limpa e Saneamento) e 17 (Parcerias pelas metas). A participação dos estudantes nesse estudo possibilitou um avanço em sua compreensão da realidade local e sua relação com a qualidade da água e o uso e ocupação das terras na região. A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente, e o ensino interdisciplinar é uma importante ferramenta para alcançar esse objetivo. Por meio desse trabalho, foi possível definir áreas que precisam de ações de recuperação e investimentos em sistemas sustentáveis de produção e conservação do solo, contribuindo para a preservação da Bacia Hidrográfica e para a elaboração de políticas públicas nessa área.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional