IMPACTOS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO AMBIENTE: DISCUSSÕES E REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

MIRIAN RAMOS RODRIGUES

MARIA OLÍVIA ALBUQUERQUE RIBEIRO SIMÃO

Amazônia

Consumismo

Ensino-aprendizagem de Jovens e Adultos

Impactos Ambientais

Recurso Educacional

Instituições e ambiente

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2022

Este estudo apresenta possibilidades de práticas pedagógicas que favorecem a compreensão dos educandos quanto aos impactos ambientais na produção dos resíduos sólidos. Essa capacidade de compreensão é ampliada quando há discussões e reflexões em sala de aula abordando o contexto global, mas não deixando de trazer para a realidade local do educando. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo estimular a atitude crítica-reflexiva dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca dos impactos causados pela produção e destinação de Resíduos Sólidos (RS) no ambiente. Para tal, esta pesquisa teve como público-alvo, educandos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública, localizada no bairro Abial, Município de Tefé/AM. A pesquisa-ação foi adotada como abordagem metodológica, caracterizada pela participação de professora-alunos a fim de alcançar um aprendizado pautado na prática crítico-reflexiva. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas propiciaram momentos de diálogos, participação ativa dos educandos, momentos de expressarem suas ideias em cada atividade, estabelecendo um pensamento dialógico-reflexivo. Para tanto, fez-se necessário contextualizar a problemática dos resíduos sólidos com a realidade vivenciada pelos educandos, relacionando à questão social, econômica e ambiental. Como técnicas e instrumentos para a coleta de dados foram aplicados: questionário semiestruturado, discussões coletivas, observações e registros áudios visuais: filmagens e fotos. A partir da análise dos resultados foi possível observar que as atividades pedagógicas estimularam a atitude crítica-reflexiva dos educandos quanto a produção e descarte de resíduos sólidos. Nesse sentido, são necessárias políticas públicas que garantam as condições necessárias para que os educandos e a sociedade em geral façam o descarte sustentável dos resíduos, a exemplo da coleta seletiva de lixo.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional