IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NOS ESTUDOS E COMBATE DA COVID-19: APLICAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


 

Autor:

RAYZA LAURINDO DOMINGOS

 

 

 

Orientador:

HELOTONIO CARVALHO

 

 

 

Palavras Chaves:

COVID-19

Educação Estatística

Matemática

Cartilha

Ensino

Fundamental 1

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPE

 

Ano: 2022

Resumo:

 

A Educação Estatística se faz necessária em diversas áreas do conhecimento, permitindo uma melhor interpretação de dados apresentados em variados contextos e instigando o pensamento crítico na fundamentação de julgamentos e tomada de decisões. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece diretrizes para o ensino de conteúdos de Estatística, inserida na área de Matemática, desde o início do ensino fundamental para que, desde pequenos, os alunos tornem-se aptos a desenvolverem estratégias e habilidades por meio do raciocínio crítico frente a problemas cotidianos. No final do ano de 2019 apareceu o primeiro caso de COVID-19 na China e, pouco tempo depois, em 2020, foi decretada a situação de pandemia. Desde então, estamos nos deparando com dados dispostos em tabelas e gráficos sobre o nível de contaminação, morte e recuperação por COVID-19. Essas informações chegam também às crianças através dos meios de comunicação, tornando importante que sejam debatidas com elas as causas e consequências da pandemia, incluindo a importância do isolamento social e campanhas de vacinação. O produto foco deste trabalho é uma cartilha educacional intitulada Aprendendo Estatística em Tempos de COVID-19, que destaca a importância da Estatística no combate a uma situação pandêmica nas aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, trabalhando essa temática através de tabelas e gráficos, contendo informações reais sobre a taxa de contaminação da COVID-19 e dados sobre a campanha de vacinação no Brasil. Tudo isso pautado nos objetos de conhecimentos e habilidades presentes na BNCC destinados ao quarto e quinto ano do ensino fundamental. A validação do produto educacional foi sucedida por docentes, através de um formulário contendo perguntas baseadas nos critérios de validação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Através das respostas obtidas observou-se que a cartilha teve ótima avaliação, sendo considerada em todos os quesitos, em sua maioria, como excelente. Concluímos que a cartilha atendeu ao objetivo proposto de contribuir para o ensino dos conteúdos estatísticos, proporcionando uma conscientização sobre a temática do combate a uma situação pandêmica.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional