IMPORTÂNCIA DAS MATAS CILIARES PARA PROTEÇÃO DAS NASCENTES: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA O TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Autor:

MARILICE LUZIA RODRIGUES

 

 

Orientador:

CRISTHIANE MICHIKO PASSOS OKAWA

 

 

Palavras Chaves:

Sequência Didática na Educação Ambiental

Crianças e a proteção das nascentes

Ensino infantil e Meio Ambiente

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UEM

 

Ano: 2021

Resumo:

 

Atualmente, precisamos olhar para a Educação Ambiental percebendo que ela pode funcionar como ideologia, política estatal e também concepção pedagógica de ensino. Quando, como educadores, olhamos para a Didática, fica evidente que faltam subsídios teóricos e pedagógicos para o trabalho efetivo com a Educação Ambiental, sobretudo nas séries iniciais. O presente estudo parte dessa constatação e assume que é preciso suscitar uma mudança no comportamento dos cidadãos, os quais hoje, como educandos, vivem em uma sociedade na qual o consumo, o excesso de poluentes e as próprias atividades agrícolas e agropecuárias poluem os rios, situação encontrada em Quarto Centenário, município do Oeste do Paraná. Dessa forma, pensando na importância das nascentes, o objetivo do presente trabalho correspondeu à organização e aplicação de um Produto Técnico Educacional: Sequência Didática, voltada para a Educação Básica primária, que conseguisse abordar os fatores que ocasionam o assoreamento de rios e discutir de que maneira a mata ciliar pode mitigar os impactos ambientais. Como metodologia de pesquisa quanti/qualitativa, o estudo partiu da observação empírica da pesquisadora sobre as nascentes da cidade e construiu uma revisão bibliográfica contemplando os temas Educação Ambiental, erosão, nascentes, assoreamento, bacias hidrográficas do Paraná e do Rio Piquiri, mata ciliar e Sequências Didáticas, metodologias complementadas com um estudo de campo constituído de duas pesquisas investigativas: um questionário diagnóstico aplicado junto aos alunos para a observação do conhecimento prévio deles sobre o tema e uma entrevista aos funcionários da EMATER, buscando organizar o panorama inicial das nascentes do município. Tais questionários e a observação empírica das nascentes ajudaram a construir o diagnóstico da problemática ambiental questionada, ou seja, a situação das nascentes no município de Quarto Centenário/PR. A partir dessa realidade, organizou-se uma Sequência Didática com três passos ou momentos pedagógicos com atividades que contemplassem: o diagnóstico da realidade observada, retomando os conceitos envolvidos; a problematização das nascentes, pensando nos processos sociais que causam a degradação e, por fim; a busca por novos conhecimentos ambientais sobre o tema, o levantamento de mecanismos de superação da realidade, trabalhando com a mudança de atitudes. A aplicação do Produto Educacional permitiu, mesmo em situação escolar de aulas remotas em virtude da pandemia de coronavírus, a percepção de que o uso da Sequência Didática se mostrou eficiente, sobretudo por garantir ludicidade, usar a linguagem da faixa etária prevista para os alunos-alvo e contemplar a interdisciplinaridade. Espera-se que o presente Produto Educacional possa servir a outros educadores da Rede Primária, seja na efetivação de suas aulas, seja no fomento a novas e constantes discussões sobre a didatização da Educação Ambiental.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional