IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL

LAUCIMAR DO CARMO DOS SANTOS

CRISTHIANE MICHIKO PASSOS OKAWA

Educação Ambiental

Interdisciplinaridade

Sequência Didática

PROFCIAMB UEM

Ano: 2021

A água é um fator chave na determinação do desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, é essencial à vida e um elemento básico para a proteção dos ecossistemas. Por essa razão, é primordial tratar a questão da água de maneira integrada. Nesse sentido, a escola é um lugar importante para introduzir a temática Educação Ambiental e preservação da água, pois essa ação pode proporcionar mudanças de hábitos, criação de novas concepções de modelos de ações sociais relacionados à natureza e ao homem, formando cidadãos responsáveis pelo ambiente. Todavia, faltam subsídios teóricos e pedagógicos para a efetivação de bons trabalhos interdisciplinares na Educação Ambiental, sobretudo na etapa final da escolarização, o Ensino Médio. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo elaborar e aplicar um produto técnico educacional concebido no formato de uma Sequência Didática sobre a importância do uso
racional da água em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio (faixa etária de 15 a 16 anos) do Colégio Polivalente de Goioerê- EFMP, Colégio Estadual na cidade de Goioerê, PR. Como metodologia de trabalho, retomou-se, bibliograficamente, questões sobre a Educação Ambiental, a água como recurso e a necessidade de interdisciplinaridade para abordar essa problemática. Seguindo, foi realizado o diagnóstico dos conhecimentos e dos trabalhos já realizados pelos professores da turma selecionada sobre a Educação Ambiental por meio da aplicação de questionários via google forms. Esse arcabouço conceitual subsidiou a produção de uma Sequência Didática interdisciplinar sobre o uso racional da água, voltada para a turma do primeiro ano do Ensino Médio. Concluiu-se que o uso da Sequência Didática promoveu, por meio da interdisciplinaridade, o debate sobre o uso racional da água enquanto tema referente a Educação Ambiental e que o uso de metodologias ativas baseadas em tecnologias incrementa consideravelmente os objetivos pedagógicos, sobretudo os recursos de escrita compartilhada. Uma dificuldade estrutural foi a efetivação da proposta em período de pandemia por coronavírus. Espera-se que as ações didáticas pontuais em Educação Ambiental promovam a possibilidade do uso racional da água no cotidiano desses alunos e que o material elaborado sirva de apoio pedagógico para outros educadores, no ensino presencial, remoto ou a distância.