INCLUSÃO DA SUSTENTABILIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR E COMUNIDADE: ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS PARA OS ÓLEOS E GORDURAS RESIDUAIS DE FRITURA

CARLA CRISTINA CASTANHEIRO DOS SANTOS

TADEU FABRICIO MALHEIROS

Ensino das Ciências Ambientais
Óleos e gorduras residuais de fritura
Resíduos sólidos urbanos
Sequência didática
Sustentabilidade

Não informada

PROFCIAMB USP

Ano: 2020

Os problemas de ordem ambiental são diversos e se agravam a cada dia. Dessa maneira, a escola enquanto espaço de formação e transformação tem como viabilizar a inserção do ensino das ciências ambientais para a sustentabilidade, a fim de trabalhar a sensibilização dos educandos e possibilitar a integração dos pais e/ou responsáveis e comunidade. Dentre os problemas ambientais estão os resíduos sólidos urbanos, em específico neste trabalho, os óleos e gorduras residuais de fritura que, hodiernamente, constituem-se como um dos maiores problemas ambientais. O descarte inadequado desses resíduos impacta significativamente os recursos hídricos, solo e ar. O objetivo desta pesquisa foi estudar, discutir e propor atividades para serem inseridas na sala de aula com o propósito de contribuir para a sensibilização de pessoas, fomentar atitudes sustentáveis e, consequentemente, minimizar os impactos ambientais provocados pelos óleos e gorduras residuais de fritura. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, e para o embasamento teórico utilizou-se da revisão de literatura. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionário e entrevistas, analisados na abordagem qualitativa. O campo de pesquisa compreendeu uma turma de 21 alunos do 4º ano, estudantes da escola municipal de ensino fundamental I Julio Benedicto Mendes, localizada no município de Ibaté, SP. A pesquisa foi desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2019. Os resultados mostraram que a sequência didática, composta por atividades sistematizadas e interdisciplinares, contribui significativamente para o processo de sensibilização, construção da consciência ecológica do cidadão e minimização dos impactos ambientais por meio da reutilização e reciclagem dos óleos e gorduras residuais de fritura. Ainda, observou-se que a inserção dos pais e/ou responsáveis nos projetos de ensino das ciências ambientais favorece a aprendizagem, fortalece os vínculos e possibilita alcançar resultados mais efetivos em relação a alternativas sustentáveis. A partir da presente pesquisa, foi elaborada uma cartilha contendo uma sequência de atividades estruturadas com o propósito de subsidiar outros profissionais no ensino das ciências ambientais.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional