INOVE E-MOOC:TDIC PARA A APRENDIZAGEM DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

LIDIANE ARAUJO DE ALMEIDA

WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARÃES

Educação hibrida

Recursos hídricos

Itinerários formativos

Matriz de desenho educacional

Não Informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2023

O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) é um tema relevante e promissor para a formação docente da Educação básica. Neste contexto educacional, a inserção das TDICs destaca-se pela capacidade de proporcionar experiências de criação e distribuição de conteúdo e aprendizado mais dinâmicos, contextualizados, digitais e participativos, podendo contribuir para a construção do conhecimento em diferentes áreas, a exemplo da sustentabilidade ambiental. Neste sentido, Massive Open Online Courses (MOOCs), são cursos online abertos e massivos, disponíveis na internet que oferecem uma abordagem escalável e acessível para a entrega desse conteúdo a uma audiência global. Considerando que a convergência entre TDICs e MOOCs abre portas para oportunidades inovadoras na educação, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um e-Book como estratégia para formação digital de professores da educação básica em sustentabilidade ambiental. O produto tecnológico da dissertação denominado, Inove e-Mooc, é um e-Book que explora as potencialidades desses recursos tecnológicos e de uma proposta de MOOC para promover práticas educacionais inovadoras e eficazes, visando desenvolver a consciência ambiental e as competências necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos embasadas nas ODS 06, Água e Saneamento e 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis. A presente pesquisa traz uma abordagem qualitativa, para isso foram realizadas aulas de campo, mapeamento de plataformas de MOOCs sobre sustentabilidade ambiental, aplicação do curso com os estudantes do ensino médio, desenvolvimento do Inove e-Mooc e validação por professores. Os resultados mostraram que o Inove e-Mooc traz a proposta de artefatos digitais e práticas pedagógicas eficientes de como abordar a temática, além de atividades e práticas pedagógicas que poderão ser utilizadas nos itinerários formativos para contextualização do tema transversal meio ambiente e sustentabilidade ambiental. Concluiu-se que este estudo será de grande impacto para a formação continuada de professores por apresentar uma metodologia que contribuirá para nortear o sucesso de suas aulas.