Autor:
VÂNIA LEMOS MATOZO DOS SANTOS
Orientador: DANIELLE MARAFON
Palavras Chaves: Educação Inclusiva Autismo Natureza
Linha de Pesquisa: Não Informada
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPR
Ano: 2024 |
Resumo:
Levando em conta que a escola é um local que oferece várias experiências na construção da aprendizagem e no desenvolvimento da criança, ser um ambiente inclusivo é o seu papel fundamental. Com isso, ela deve oferecer espaços acessíveis, acolhedores e capazes de atender a diversas diferenças na aprendizagem. Ela também pode proporcionar outras possibilidades de ensino que vão além do acondicionamento da sala de aula através do espaço externo, que pode ser usado como dispositivo da inclusão e aproximação das crianças autistas com a natureza. A problemática desta pesquisa é desvelada em um contexto educacional centrado em acúmulo de conteúdos articulado à lógica do silenciamento e imobilidade dos corpos como sinônimo de aprendizagem. Isso faz com que crianças e adolescentes com deficiência e, em específico neste estudo sujeitos com TEA, experimentem a exclusão em espaços tidos como inclusivos. Perante esse contexto, as crianças autistas apresentam dificuldades em se beneficiar apenas do espaço da sala de aula, e por isso a pesquisa se propôs a compreender os benefícios na aprendizagem das crianças com autismo mediante os estímulos sensoriais oferecidos pelo Jardim Sensorial. Também o avaliamos como instrumento de inclusão educacional desses |
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