JOGO DE TABULEIRO SOBRE O EFEITO ESTUFA COMO TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DOS GASES

ANDRÉA MARIA DA SILVA

PAULO EUZÉBIO CABRAL FILHO

Aprendizagem

Educação Ambiental

Interdisciplinaridade

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2020

O aquecimento global é um fenômeno natural que tem sido bastante comentado em nosso cotidiano, as principais causas para o seu acontecimento são altas emissões de gases na atmosfera, bem como, a aceleração do desmatamento. Observando esse cenário ambiental vivido por todos, nos dias atuais, e relacionando com os problemas vividos por alunos em sala de aula em escolas com infraestruturas precárias, é de extrema relevância trabalhar um jogo lúdico ambiental sobre o efeito estufa, além de incentivar os alunos na conscientização, favorecendo a aprendizagem significativa em sala de aula, de forma transdisciplinar, correlacionando as correntes filosóficas ecoeducadora e sustentável. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no estudo dos gases, como material de apoio pedagógico interdisciplinar de forma a contribuir nas atividades de educação ambiental. O jogo foi intitulado Efeito Estufa vs. Meio Ambiente e é constituído de um tabuleiro, quatro peões, um dado, dez cartas de desafios, dez de sorte e 30 de perguntas e respostas, além de uma cartilha sobre as orientações do jogo para o aluno e para o professor. Vale ressaltar que a maioria dos constituintes do jogo foram produzidos com materiais recicláveis e resistentes. Através do jogo os participantes são desafiados a realizarem um experimento cientifico inicial e a responderem perguntas relacionando o meio ambiente e o efeito estufa de forma interdisciplinar (envolvendo principalmente química, física, biologia e geografia). O jogo foi aplicado com estudantes na escola pública EREM Clóvis Beviláqua e validado, de acordo com os critérios da CAPES, através de questionário online, respondido por 102 professores sendo a maioria deles atuantes no ensino médio e consideraram o jogo interdisciplinar e aplicável em suas salas de aula. Por fim, acredita-se, que o uso deste jogo em ciências ambientais possa contribuir para um ensino-aprendizagem descontraído e espontâneo, além de promover conhecimento sobre educação ambiental, desenvolvendo nos alunos o senso crítico e aumentando a consciência de suas ações sobre o meio ambiente.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional