JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTA MULTIDISCIPLINAR NA CONSCIENTIZAÇÃO PARA PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL

NEMILEIDE COSTA MATIAS

PAULO EUZÉBIO CABRAL FILHO

Percepção

Interdisciplinaridade

Não Informada

Não Informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2023

O ambiente escolar é uma extensão do ambiente em que vivemos. É de extrema relevância trabalhar a Educação Ambiental, conscientizando sobre os mais diversos conteúdos abordados nas disciplinas através da utilização de jogos, que conseguem transmitir conhecimento de diversos temas de forma leve, divertida e lúdica. Dentro deste contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a reciclagem abordando os seguintes assuntos: desperdícios, conservação e práxis conscientes de forma transdisciplinar, como material de apoio pedagógico para as atividades de Educação Ambiental no Ensino Médio. Para isso, foi confeccionado um tabuleiro, um dado, 40 cartas de cores variadas contendo perguntas, desafios experimentais, bem como orientações nas cartas trunfo, em sua maioria com material reciclável. Além disso, foram também elaborados as regras e o manual do jogo, os quais conduzem os participantes e o mediador docente durante toda a execução da atividade lúdica, em seguida foi trabalhado na escola da rede Estadual de ensino, a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Joaquim Xavier de Brito, Recife-PE. Este jogo teve como base para sua construção material rico em informações, associando-o a corrente ambientalista proposta por Hawken, ambientalista de mercado-verde, dentre outras propostas. Após a utilização do jogo em sala de aula, foi aplicado um questionário estruturado aos alunos sobre o tema trabalhado e o uso do jogo como ferramenta de aprendizagem. Os resultados encontrados demostram que os alunos compreenderam o tema e a importância do jogo para aquisição de conhecimento. Vale ressaltar que o jogo transdisciplinar foi bem aceitável pelos alunos e estimulou o desenvolvimento de novas práxis ambientais. Desta forma, o jogo desenvolvido atingiu seu público de forma satisfatória através do lúdico e é possível ser aplicado no ensino médio para desenvolver nos alunos a temática da Educação Ambiental associada a práxis.