LENDAS E MITOS DE UMA COMUNIDADE DA AMAZÔNIA UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E NA CONSERVAÇÃO DO LAGO DO SEGREDO


Autor:

DANIELLE DAMASCENO DA SILVA

 

 

Orientador:

SIMONE DE FÁTIMA PINHEIRO PEREIRA

 

Coorientador:

LUIZ CLÁUDIO MOREIRA MELO JÚNIOR

 

 

 

Palavras Chaves:

Comunidades tradicionais

Recursos hídricos

Socioambiental

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFPA

 

Ano: 2023

Resumo:

 

As figuras que permeiam a imaginação amazônica e evocam medo ou fascínio, carregam também lições e podem contribuir na construção de uma nova racionalidade e favorecer o
ensino das ciências ambientais e a conservação dos recursos hídricos da região amazônica com a compreensão de sua importância. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma ferramenta didática interdisciplinar inspirada nas lendas e mitos da Amazônia como contribuição para o ensino de ciências ambientais e a conservação do Lago do Segredo. A área escolhida para a pesquisa foi a comunidade rural do Segredinho e na Escola Estadual de Ensino Médio Apolônia Pinheiro dos Santos, ambas localizadas no Distrito de Tauari, município de Capanema-PA. O universo amostral foi de 30 alunos e 6 professores na Escola, além de 33 moradores da comunidade do Segredinho. Um mini ebook dividido em oito pequenos capítulos, intercalados com poesias e imagens, foi o produto escolhido, que foi avaliado de forma positiva por aqueles que se dispuseram a responder o questionário de validação. Dos professores, 60% declararam participar de projetos, ainda que alguns tenham destacado que essa participação não é rotineira, mas esporádica e ressaltaram como dificuldade a falta de colaboração, a questão do tempo e as dificuldades do próprio sistema educacional. 37% dos moradores da comunidade consideram o trabalho como o maior desafio ou dificuldade do Segredinho. Como conclusão, foi possível constatar que existe um amplo campo a ser explorado utilizando as lendas e os mitos da Amazônia na promoção de ações tanto na área do ensino quanto na área da conservação ambiental. No âmbito dessa pesquisa, muitos desafios foram vislumbrados e alguns caminhos foram tomados para o seu enfrentamento, tal como a necessidade de novas pesquisas e projetos tanto na esfera escolar quanto comunitária.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional