LITERATURA INFANTOJUVENIL INDÍGENA PARA ENSINO INTERDISCIPLINAR DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS


 

Autor:

SHEILA SICSÚ CARDOSO

 

 

 

Orientador:

LÚCIA HELENA PINHEIRO MARTINS

 

Coorientador: AYRTON LUIZ URIZZI MARTINS

 

 

 

Palavras Chaves:

Leitura

Narrativas

Educandos e Educadores

Ensino Contextualizado

Diálogo de Saberes

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Comunidade, saúde e ambiente

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2023

Resumo:

 

A prática de leitura de narrativas da literatura infantojuvenil indígena, além de estimular o aprendizado, promovem a ampliação de conhecimentos. Tais práticas oportunizam acesso a diferentes culturas contribuindo para o respeito, a valorização e o reconhecimento da diversidade. Oferece também saberes e conhecimentos sobre formas de se relacionar com o ambiente por meio de práticas de conservação que podem favorecer a sustentabilidade. A partir de ponderações e reflexões sobre a atual crise ambiental surgiu a proposta de analisar narrativas da literatura indígena, destinada a crianças e jovens. A intenção foi verificar as potencialidades no uso interdisciplinar e contextualizado da temática ambiental, visando à elaboração de material didático para orientação a educadores do ensino fundamental, da prática da leitura nos anos iniciais. Nesse sentido, optamos pela abordagem qualitativa para interpretação dos aspectos culturais e ambientais das narrativas indígenas e das Ciências Ambientais. Adotamos a pesquisa bibliográfica para aprimoramento dos referenciais teóricos e para identificação de orientações de leitura ao 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa buscou descrever e explicar os fatores que contribuem para a ocorrência do fenômeno investigado. Para a coleta de dados utilizamos como técnica e método, a análise de conteúdo, categorizada em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação, tendo como suporte a análise ecocrítica para atribuição de significados entre a literatura e o ambiente. Na busca por interconexões entre as narrativas indígenas e as Ciências Ambientais a pesquisa de campo foi desenvolvida na Escola Estadual Santo Agostinho, no município de Lábrea, no Amazonas, com educandos e educadora do 5⁰ ano do ensino fundamental, mediante oficina de leitura, dividida em três etapas: leitura em voz alta e interpretação, produção de desenho e de texto, possibilitando um diálogo intercultural. Desse modo, foram identificadas as inter-relações das narrativas indígenas com a temática ambiental, confirmando a importância da elaboração de Manual didático de orientação de leitura, interligando os saberes indígenas e as Ciências Ambientais.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional