LIXEIRA INFORMATIVA: A RELAÇÃO DO DADO COM A PRÁXIS AMBIENTAL

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2020

A produção de resíduos urbanos vem a cada ano batendo recordes sem uma expectativa para a redução de seu acúmulo. Pela falta de espaço para estabelecimento de aterros sanitários e de matéria prima para produção de por exemplo embalagens para a indústria alimentícia, ou por seu preço de aquisição, vários países e instituições criaram o movimento “Zero Waste”, ou seja, um projeto de ativismo, ou em alguns casos, um projeto institucional, que busca a redução ou erradicação da produção e consumo de resíduos que são descartados em aterros e lixões. Seria o estímulo ao consumo de materiais totalmente recicláveis, biodegradáveis e orgânicos. Os objetivos desse trabalho foram: (a) verificar a demanda de uma lixeira informativa para redução do lixo destinado a aterros e lixões; (b) construir um lixeira biodegradável e informativa; (c) lecionar um curso sobre a importância da informação e a destinação do lixo; (d) implantar as lixeiras em um espaço escolar; (e) diagnosticar a quantidade de lixo produzido e estabelecer metas de redução; (f) sistematizar uma dinâmica lúdica para potencializar as metas; e (g) avaliar, analisar e validar a lixeira e todo processo. O procedimento metodológico foi realizado em oito etapas: (a) a quantificação do lixo produzido no espaço escolar; (b) a conscientização dos alunos através de um curso; (c) a construção da lixeira informativa; (d) a implementação das lixeiras; (e) o estabelecimento de metas; (f) a dinâmica lúdica; (g) a validação da lixeira; e (h) a avaliação do processo. A hipótese desse projeto de atuação foi aceita, ou seja, que a partir da informação da quantidade de lixo que se foi produzido por cada indivíduo (tomada de consciência), em um determinado ambiente coletivo, houve a redução da sua produção (tomada de práxis). A Lixeira Informativa como produto educacional se mostrou efetiva para as finalidades propostas: ambiental, de ensino e de aprendizagem, havendo potencial para expansão a outros espaços formais de ensino. A dinâmica lúdica foi outra potencialidade, com ela, as finalidades ocorriam em menos tempo. Houve uma mudança comportamental dos alunos de forma perene ao final do projeto, ou seja, houve uma internalização da práxis ambiental a partir da consciência ambiental.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional