LIXO URBANO, CONSUMO E SUSTENTABILIDADE – REFLEXÕES NO ESPAÇO ESCOLAR COM AUXÍLIO DE TICS

GISELE CRISTINA PULGROSSI

KALINKA REGINA LUCAS JAQUIE CASTELO BRANCO

Lixo

Sociedade de Consumo

Não Informada

PROFCIAMB USP

Ano: 2022

Um dos maiores desafios ambientais da contemporaneidade é como administrar o imenso
volume de lixo que a humanidade produz. O capitalismo, atual modelo de desenvolvimento, tem como claro objetivo a superprodução endossando a cultura do consumo, que resulta em evidente acúmulo de resíduos. Para garantir a permanência da humanidade na Terra, faz-se necessária a busca de alternativas da relação entre sociedade e natureza tanto individual quanto coletivamente. Considerando que a escola é espaço de reflexão e apreensão e os estudantes são agentes multiplicadores, surgiu a motivação para o desenvolvimento deste trabalho, que tem por objetivo interpretar e demonstrar como o processo de consumo tem influenciado no meio ambiente. Não somente isso, mas como ele atende a proposta de interdisciplinaridade entre História, Tecnologia da Informática e Educação Ambiental. Pretende-se também verificar a conscientização ambiental na geração e destinação do lixo urbano, com ênfase na problemática do lixo plástico, bem como observar como a tecnologia da informação contribui para o ensino-aprendizagem. O procedimento metodológico utilizado nesta dissertação é a abordagem qualitativa. A pesquisa tem natureza aplicada e o enfoque dos objetivos baseou-se em pesquisa exploratória e descritiva. O produto deste Mestrado Profissional é uma Sequência Didática com foco no ensino de sustentabilidade, com ênfase na geração e no descarte inadequado de Resíduos Sólidos. Verificou-se, a partir da contextualização exploratória, da autonomia, da criticidade e da participação cidadã, a mobilização em utilizar os conceitos apreendidos durante a aplicação desta Sequência, emergindo em melhorias significativas no aprendizado com o uso de TICs.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional