LOGÍSTICA REVERSA DAS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO CAMPO SERGIPANO

Projeto Estruturante:

PROFCIAMB UFS

Ano: 2023

O Brasil se destaca no cenário mundial como um grande consumidor de agrotóxicos. Essa prática tem se difundido desde o Pós-guerra, quando o modelo agrícola propagado pela Revolução Verde recebeu apoio do governo brasileiro, além de investimento financeiro. O modelo agrário químico instituído no país tem sido o responsável por alterações graves na dinâmica socioambiental. Diante dessa realidade, a problemática desta pesquisa tem relação com o descarte irregular das embalagens de agrotóxicos, pois constituem fonte de poluição ambiental quando não recebem a destinação adequada, podendo contaminar o solo, os reservatórios subterrâneos de água e o ar com a liberação de gases tóxicos provenientes dos resíduos de agrotóxicos contidos nas embalagens. O objetivo central é descrever o processo de logística reversa das embalagens de agrotóxicos e os desafios relacionados à sua adequada implementação, analisando o funcionamento nos diferentes setores de aplicação. O método dialético foi escolhido para fundamentar o percurso metodológico, pois se entendeu que o impasse gerado pelo uso de agrotóxico merece uma reflexão que contemple a realidade em sua totalidade, considerando os aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Trata-se de uma pesquisa básica, com abordagem qualiquantitativa, de caráter descritivo e exploratório porque se utilizou do levantamento bibliográfico e documental para a coleta de dados referente ao descarte das embalagens de agrotóxicos no Brasil, em especial, no campo sergipano, perscrutando a legislação que regulamenta o uso de agroquímicos no Brasil, bem como a destinação final das embalagens pós-consumo. Com o intuito de explorar o contexto em que a problemática desta pesquisa se insere, foi realizada uma análise da prática agrícola, discutindo a correlação existente entre a produção de alimentos e o uso de agrotóxicos, além de abordar os impactos do modelo agrário tradicional para o meio ambiente e para a saúde humana, assim como as influências do mercado sobre agentes públicos que regulamentam o uso de agrotóxicos no Brasil. Explorou-se o Sistema de Logística Reversa das embalagens de agrotóxicos desenvolvido pelo INPEV, analisando-se sua organização e os dados apresentados acerca do quantitativo de embalagens retiradas do campo brasileiro. Tais dados foram confrontados com os resultados de pesquisas realizadas no Brasil que tratavam do descarte das embalagens de agrotóxicos. Apurou-se que apesar do Sistema Campo Limpo, ser relevante para o funcionamento da logística reversa no Brasil, municípios de pequeno porte não cumprem o que a legislação determina. Em Sergipe, a ARDASE apresenta grande relevância para o cumprimento da legislação no que tange ao descarte adequado das embalagens de agrotóxicos, e em parceria com algumas prefeituras promove o recolhimento itinerante dessas embalagens e as encaminha para usinas de reciclagem ou incineração. Como produto, foi elaborado um livro paradidático infantil apresentado como ebook, que conta a história de duas meninas que adoram passar as férias no sítio da vovó e em contato com a natureza. A evolução da história acontece de maneira gradual, enfatizando a capacidade de observação das personagens principais e sua curiosidade inata, até o momento em que elas se veem diante de um grande mistério que precisa de explicação.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação