LOUSA E GIS: FORMAÇÃO PEDAGÓGICO-TECNOLÓGICA DE PROFESSORES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA


Autor:

RODRIGO CÉSAR PAES FUMES

 

Orientador:

TADEU FABRÍCIO MALHEIROS

 

 

Palavras Chaves:

SIG

Formação de Professores

Educação Tecnológica

Tecnologias Educacionais

Fotointerpretação e sensoriamento remoto

 

 

Linha de Pesquisa:

Não informada

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB USP

 

Ano: 2021

Resumo:

 

As mudanças na sociedade contemporânea exigem dos sistemas educacionais e dos professores um grande esforço para assimilar as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) nas práticas pedagógicas. Demanda que traz grandes desafios quando colocados frente a grande disparidade regional e local ao acesso as tecnologias, bem como, ao conhecimento necessário para operá-las. Uma dessas tecnologias é o Sistema de Informação Geográfica (SIG). Que fornece, entre várias ferramentas, a produção de mapas digitais, permitindo a interpretação comparativa e contextualizada da realidade. Tais características já consolidaram o lugar do SIG na pesquisa nas mais variadas áreas do saber. Entretanto, sua presença no ensino é tímida frente às potencialidades. Para colaborar com o desenvolvimento de práticas educacionais que se apropriem do SIG e consequentemente das TIC’s o presente trabalho disponibiliza um e-book destinado à formação de docentes que induz ao uso de ferramentas baseadas em SIG e suas possíveis apropriações e usos pedagógicos. Para isso se apoiou no quadro teórico trazido pelo Conhecimento Pedagógico e Tecnológico de Conteúdo (TPACK) e utilizou o Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM) como estratégia procedimental para compreensão de contexto e demandas e posterior produção do material. O conhecimento de contexto foi apoiado em uma ampla coleta de dados com professores atuantes na matriz curricular da disciplina de Geografia na Rede de Ensino do Estado de São Paulo. Já a avaliação do protótipo e o feedback das alterações sugeridas foram realizados em universo reduzido buscando dar maior ênfase qualitativa. Tal metodologia direcionou a confecção de um e-book intuitivo que apresenta ferramentas que podem mediar o processo de ensino e de aprendizagem, assim como, fornecem um acervo cartográfico flexível para aplicações educacionais. Embora a efetividade e potencialidade do material só possam ser percebidas após sua divulgação, os resultados prévios foram avaliados por professores participantes da pesquisa apresentando elevada aceitação do produto e das soluções desenvolvidas no SIG.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional