LUDICIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA – CAMPUS EUCLIDES DA CUNHA

JULIANA FREIRE SANTOS NOVAES DE SÁ

JOSELISA MARIA CHAVES

Ludicidade

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2020

Diante de tantos desequilíbrios ambientais complexos inerentes ao modelo de sociedade atual é fundamental incentivar a reflexão dos estudantes, podendo ser esse o ponto de partida para a promoção de sujeitos proativos, éticos e comprometidos com uma relação cada vez mais equilibrada com o Meio Ambiente. Para se atingir essa meta, é necessário estimular habilidades e comportamentos que levem em consideração o cuidado e uso racional dos bens naturais.
Diante desse propósito , esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar um Roteiro de Gincana Ambiental como subsídio para a vivência da Educação Ambiental na Educação Básica, tendo como ambiente de validação foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Euclides da Cunha, especificamente com as turmas do 2o ano do Ensino Médio Integrado em Informática. O roteiro é constituído por atividades realizadas em grupo e compartilhadas em um dia “D”, com a segunda parte sendo a disputa das equipes em um jogo
denominado “Show do Milhão Ecológico”, cujo objetivo foi arrecadar “Créditos de Carbono”.

Para tanto, realizou-se um recorte do cenário de trabalho. A pesquisa tem um caráter quanti-qualitativo pretendeu, como um de seus objetivos específicos, conhecer a percepção dos estudantes do 2o ano sobre o tema Educação Ambiental e Meio Ambiente. Mediante aplicação de questionários semiestruturado, 24 estudantes participaram da pesquisa e após o acolhimento dos dados realizou-se uma análise interpretativa do cenário pesquisado a partir da definição de categorias tais como: Meio Ambiente e Educação Ambiental e Atitudes que os estudantes desempenhavam em prol de um ambiente mais sustentável. Inicialmente delinearam-se alguns aspectos relevantes sobre o contexto em que esses estudantes estão inseridos, tais como faixa etária, localidade, número de pessoas que moram com o estudante, escolaridade dos pais ou responsáveis. Constatou-se que 54,1% dos discentes veem o Meio Ambiente como o espaço natural, formado pelos elementos como água, solo, ar e cerca de 41,6% responderam que seria o lugar em que vivem, incluindo os fatores ambientais e recursos naturais. Sobre a contribuição do ensino da Educação Ambiental para sua formação, 87,5% dos alunos responderam que poderia contribuir para sua conscientização em relação a preservação do Meio Ambiente.
Quando questionados sobre quais atitudes desempenhavam com o objetivo de preservar os sistemas ambientais, observou-se uma preocupação quase que unânime sobre o descarte incorreto do lixo. Em relação ao entendimento que possuíam sobre problemas socioambientais, 9,1% dos estudantes relacionaram diretamente como causados pela sociedade ao Meio Ambiente. Concluiu-se ainda que a vivência de projetos de pesquisa ou extensão, debates, palestras e atividades que trabalham com a reciclagem dos resíduos sólidos são vistos como práticas fortalecedoras da Educação Ambiental. Mediante análise dos dados, cerca de 20% disseram que já haviam participado do desenvolvimento de projetos de pesquisa ou extensão sobre temáticas socioambientais durante o Ensino Médio e 54% disseram que não, mas que tinham interesse sendo que 20,5 % disseram que nunca participaram. Por fim, o produto educacional produzido na pesquisa o Roteiro de Gincana Ambiental corrobora com o ensino de Temáticas Socioambientais na Educação Básica e pode ser difundido para outras Instituições semelhantes ao Instituto Federal da Bahia.