Autor:
JULIANA FREIRE SANTOS NOVAES DE SÁ
Orientador: JOSELISA MARIA CHAVES
Palavras Chaves: Educação Meio Ambiente Ludicidade
Linha de Pesquisa:
Projeto Estruturante:
Instituição: PROFCIAMB UEFS
Ano: 2020 |
Resumo:
Diante de tantos desequilíbrios ambientais complexos inerentes ao modelo de sociedade atual é fundamental incentivar a reflexão dos estudantes, podendo ser esse o ponto de partida para a promoção de sujeitos proativos, éticos e comprometidos com uma relação cada vez mais equilibrada com o Meio Ambiente. Para se atingir essa meta, é necessário estimular habilidades e comportamentos que levem em consideração o cuidado e uso racional dos bens naturais. Para tanto, realizou-se um recorte do cenário de trabalho. A pesquisa tem um caráter quanti-qualitativo pretendeu, como um de seus objetivos específicos, conhecer a percepção dos estudantes do 2o ano sobre o tema Educação Ambiental e Meio Ambiente. Mediante aplicação de questionários semiestruturado, 24 estudantes participaram da pesquisa e após o acolhimento dos dados realizou-se uma análise interpretativa do cenário pesquisado a partir da definição de categorias tais como: Meio Ambiente e Educação Ambiental e Atitudes que os estudantes desempenhavam em prol de um ambiente mais sustentável. Inicialmente delinearam-se alguns aspectos relevantes sobre o contexto em que esses estudantes estão inseridos, tais como faixa etária, localidade, número de pessoas que moram com o estudante, escolaridade dos pais ou responsáveis. Constatou-se que 54,1% dos discentes veem o Meio Ambiente como o espaço natural, formado pelos elementos como água, solo, ar e cerca de 41,6% responderam que seria o lugar em que vivem, incluindo os fatores ambientais e recursos naturais. Sobre a contribuição do ensino da Educação Ambiental para sua formação, 87,5% dos alunos responderam que poderia contribuir para sua conscientização em relação a preservação do Meio Ambiente. |
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