MACRODIRETRIZES INSTRUCIONAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA APLICADAS À CAPACITAÇÃO PARA A GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS: ÁGUA EM CICLO NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR


Autor:

JAIR GONÇALVES DA SILVA

 

 

Orientador:

IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI

 

 

 

 

Palavras Chaves:

Recursos Hídricos

Educação a Distância

Macrodiretrizes Instrucionais

Educação Básica

Interdisciplinaridade

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informado

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UNB

 

Ano: 2022

Resumo:

 

O objetivo, além do levantamento do referencial bibliográfico e das reflexões teórico-metodológicas, foi o de planejar, estruturar e aplicar proposta de macrodiretrizes da Educação a Distância – EaD na elaboração de materiais didáticos, com foco em cursos autoinstrucionais, no âmbito da Capacitação para a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos, implementados e fomentados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA tanto para os integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH, como para outros segmentos da sociedade em geral. O resultado, a partir da elaboração de um macrodesign instrucional, composto das Estratégias: 1- Pedagógicas e Didáticas; 2- Tecnológicas de Informação, Comunicação e Suporte; e 3- Validação do material didático, culminou no material didático: “Água em Ciclo no Contexto Interdisciplinar”. Dentre as expectativas dos possíveis desdobramentos desse produto, está a de que seja disponibilizado no Portal de Capacitação da ANA em curso homônimo. O conteúdo, que é focado em metodologias ativas, tem como público de interesse, professores(as), estudantes e demais atores sociais que atuam na Educação Básica, em específico, nas séries finais do Ensino Fundamental. Para além disso, em vista das diretrizes instrucionais, espera-se que essas sejam fomentadoras de reflexão crítica por parte dos atores institucionais que atuam no âmbito da Capacitação para a Gestão de Recursos Hídricos.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação