MAPEAMENTO PARTICIPATIVO PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E GAMIFICAÇÃO: DIFERENTES ESTRATÉGIAS NA ABORDAGEM DA PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GLÁUCIO LUIZ VAZ

MARIA OLIMPIA DE OLIVEIRA REZENDE

Educação ambiental
Gamificação
Mapeamento participativo
Percepção ambiental
Práticas experimentais

Não informada

PROFCIAMB USP

Ano: 2022

Devido a sua importância nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, a bacia hidrográfica é considerada por diversos autores como a unidade fundamental para a gestão e conservação dos recursos hídricos. A educação ambiental dentro das escolas, voltada para a sensibilização em relação aos recursos hídricos, tendo a bacia hidrográfica como referência, é de suma importância para a conservação dos mananciais e nascentes. Neste contexto a percepção ambiental é essencial ao avaliar e problematizar a relação dos alunos com o ambiente natural onde estão inseridos e propor soluções para resolver desafios e conflitos socioambientais. Por meio de aulas práticas e teóricas, conceitos de educação ambiental foram trabalhados com estudantes do 7º ano da Escola Estadual Professor Marivaldo Carlos Degan no município de São Carlos-SP. Os alunos avaliaram os parâmetros químicos e físicos do córrego da principal microbacia hidrográfica da região no entorno da escola e realizaram análises da qualidade da água em sala de aula. Por meio de mapeamento participativo, produziram coletivamente mapas socioambientais que serviram de base para a produção de um jogo digital, no formato RPG, que servirá de material didático para a escola, em projetos futuros.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional