Autor:
TABITA TEIXEIRA
Orientador: FERNANDA DA ROCHA BRANDO FERNANDEZ
Palavras Chaves: Água
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informada
Instituição: PROFCIAMB USP
Ano: 2019 |
Resumo:
Diante da urgência em inserir a população na tomada de decisões quanto às questões socioambientais relacionadas à água no país e no mundo, da exclusão da comunidade surda na sociedade em geral e da falta de acessibilidade por este público quanto às informações e ao conhecimento, a presente pesquisa teve as seguintes questões norteadoras: como está ocorrendo atualmente o ensino dos surdos nas escolas regulares? Quais são as metodologias de ensino utilizadas? A pedagogia visual contribui para o processo de Educação Ambiental dos surdos? A água pode ser um tema gerador para tal processo? Durante seu desenvolvimento foram realizados um estudo de caso, a pedagogia visual e oficinas, visando auxiliar na reflexão e na produção de um material educomunicativo digital para surdos com a temática água. O referido produto tem como público alvo indivíduos e comunidades surdas, além de profissionais que atuam junto a esses sujeitos como intérpretes e tradutores de Libras, interlocutores de Libras, professores e educadores ambientais. Como resultados foram produzidos seis vídeos em Libras com legendas em português, abordando temáticas como: a água, bacia hidrográfica, mata ciliar, água virtual, contaminação das águas e a gestão compartilhada das águas. O estudo ocorreu entre 2017 e 2018 e espera-se que os materiais produzidos despertem a curiosidade de seus visualizadores, a sensibilização e conscientização quanto à água e que sirvam como ferramentas de estudo e para possíveis ações e projetos em Educação Ambiental, promovendo assim a gestão compartilhada das águas. |
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