MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO FORMAL: UM OLHAR SOBRE A ILHA DOS VALADARES

Professoras

PROFCIAMB UFPR

Ano: 2018

Este estudo, sob a temática: Educação Ambiental na Ilha dos Valadares, Paranaguá/PR: possibilidade de Intervenção em seu meio, tem como problema a seguinte indagação: a maneira como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada nas séries iniciais das Escolas Municipais da Ilha dos Valadares promove mudanças na forma de pensar/agir dos educandos com o ambiente? Para tal, esta dissertação está organizada com uma introdução onde apresenta elementos de convite à leitura, apresentando a temática do trabalho, o problema, objetivo geral e objetivos específicos, seguido pela trajetória de vida da pesquisadora e as questões ambientais que a remeteram no desenvolvimento da pesquisa. A fundamentação teórica consiste na apresentação das leituras selecionadas e revisão do material do assunto estudado, bem como a descrição do local onde a pesquisa foi desenvolvida e uma breve explicação dos motivos da escolha. O método teve como base o diálogo, entre os envolvidos, pautados pelas questões socioambientais da Ilha dos Valadares. A metodologia utilizada foi a qualitativa, do tipo participante que tem como foco principal o processo, onde o pesquisador vai a campo e busca seus dados a partir da perspectiva dos envolvidos, considerando todos os pontos de vista relevantes. Na pesquisa participante, os sujeitos são também protagonistas e colaboram ativamente na construção do conhecimento pretendido. São levados a refletir sobre suas necessidades e as do coletivo, além de lutar por mudanças para o bem comum. O desenvolvimento, da pesquisa, se constituiu em três momentos distintos, porém complementares, quais sejam: Primeiro momento: Inserção da pesquisadora, no lócus da pesquisa; Segundo momento estudos desenvolvidos através do Grupo de Estudos sobre as Questões Socioambientais na Ilha dos Valadares; Terceiro momento: Inserção dos Agentes Comunitários de Saúde no grupo de estudos sobre questões socioambientais na Ilha dos Valadares. Na sequência, são apresentados a análise dos dados colacionados ao longo de toda pesquisa, baseado nas concepções da dialética, e encerra com as considerações finais, que avaliam todo o processo e trazem os devidos esclarecimentos sobre os resultados. Como principais resultados pode-se apontar a inserção de novos métodos no trabalho discente das professoras da rede municipal de ensino que atuam na Ilha dos Valadares, município de Paranaguá, Paraná. Construídos através da troca de saberes, oportunizados no curso de capacitação com elas desenvolvido durante a pesquisa. A interlocução teve como principais aportes teóricos: Brandão, Dias, Freire, Gonçalves, Leff, Libâneo, Santos e Triviños.