MEIO AMBIENTE, SURDIDADE E INCLUSÃO EDUCACIONAL: CRIAÇÃO DE SINAIS EM LIBRAS VINCULADOS AO TEMA DA ARBORIZAÇÃO – GOIOERÊ-PR


Autor:

SHERLEY JOSÉ DONARIS COLOMBANI MACEDO

 

 

Orientador:

FELIPE FONTANA

 

 

Palavras Chaves:

Surdos

Singularidade Linguística

Glossário de Libras

Educação Ambiental

Florestas Urbanas

 

 

Linha de Pesquisa:

Não Informada

 

Projeto Estruturante:

Não Informado

 

Instituição:

PROFCIAMB UEM

 

Ano: 2022

Resumo:

 

Na perspectiva de uma Educação Bilíngue, esta pesquisa abordou duas línguas: a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a Língua Portuguesa na modalidade escrita; tal abordagem vinculou-se ao ensino da Educação Ambiental inclusiva referente à arborização urbana. Fizemos este trabalho junto aos estudantes surdos de um colégio estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Goioerê – PR, a respeito do florestamento urbano, descrevendo as espécies arbóreas existentes e determinados conceitos básicos vinculados às Ciências Ambientais. Os quatro colaboradores da pesquisa cursavam os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio e contamos, também, com a atuação do professor surdo bilíngue, profissional da comunidade linguística surda, conferindo assim, representatividade à pesquisa. Nossos objetivos de pesquisa foram (i) realizar o levantamento sobre o conhecimento do alunado surdo referente aos aspectos arbóreos; (ii) elaborar sinais em LIBRAS não existentes da temática proposta; e (iii) produzir um repositório de palavras através de um dicionário digital/online com os sinais criados pelos partícipes surdos desta pesquisa. Metodologicamente, nosso estudo é qualitativo, de cunho exploratório, resguarda uma dimensão bibliográfica e engendrou entrevistas semiestruturadas e oficinas em sua composição, conectando assim, a teoria e a prática em uma ação educacional ativa que envolveu os sujeitos diretamente vinculados ao tema deste trabalho. As técnicas de pesquisa de cunho prático aplicadas por nós angariaram quais os conceitos que os estudantes surdos tinham acerca: 1) da questão ambiental; 2) das Ciências Ambientais; 3) e da dinâmica/composição arbórea local. Na análise dos dados concluímos que esse alunado teve pouco acesso aos conhecimentos afetos à Educação Ambiental em LIBRAS e esta pesquisa auxiliou no que tange ao uso, à exploração e à aquisição de um vocabulário mais amplo/denso produzido diretamente por estes sujeitos socioeducacionais imersos no processo de ensino e de aprendizagem intrínseco ao contexto escolar. Isso foi feito através do uso da tecnologia, com maior facilidade e praticidade; como resultado desse processo, tivemos a criação de um dicionário online – produto educacional – com os respectivos sinais pesquisados sobre a temática proposta (Ciências Ambientais e Arborização Urbana). A partir dos resultados, almejamos que os conhecimentos adquiridos pelos sujeitos surdos de Goioerê-PR sejam disseminados e compartilhados para outras comunidades surdas.

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