MEMÓRIAS DAS ÁGUAS: OS SABERES, A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO E AS VIVÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE BIRITINGA-BA

JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS BRITO

MARJORIE CSEKO NOLASCO

Coorientador:

ANDRÉ LUIZ BRITO NASCIMENTO

Educação Ambiental

Idosos

Educação de jovens e adultos-EJA

ProfCiAmb

Semi-árido

Não informada

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2019

Este trabalho parte da premissa de que a Educação Ambiental (EA) é um tema que envolve a todas as pessoas e que a memória dos idosos têm papel fundamental nessa temática. Assumimos o desafio de mostrar o quanto que os idosos de Biritinga-BA podem contribuir, através das suas vivências. No município, o uso da memória é primordial, pois há poucos registros históricos. Teoricamente discutimos autores que são referências sobre a memória e a contribuição da mesma na formação dos jovens. Na pratica, necessitamos fortalecer a importância do idoso e sua riqueza cultural. Assim nos questionamos de que forma podemos, através dos registros de memória dos habitantes mais idosos, sensibilizar estudantes acerca das modificações passadas no seu entorno? Para responder essa questão estabelecemos o seguinte objetivo geral: Incentivar o protagonismo dos idosos através da sua inserção como agente de E.A junto aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de suas memórias e através das discussões contextualizadas sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos. O trabalho foi norteado por alguns objetivos específicos que facilitaram a investigação e a construção de produtos, foram os seguintes: Construir relações intergeracionais através do envolvimento estudantes da EJA com os residentes mais velhos do município e seus relatos; Identificar as mudanças ambientais ocorridas no município de Biritinga nos últimos anos, através da memória dos idosos organizando – as em livro de cordel; construir condições de inserção dos idosos como sujeitos de E.A a partir das suas memórias sobre as transformações na paisagem, com exposição de fotos históricas e atuais, mediadas pelo diálogo entre eles e os escolares. A metodologia utilizada foi qualitativa, através da história oral e etnopesquisa. As etapas para obtenção de dados foram construídos com a participação dos estudantes da EJA, desde a seleção e localização dos idosos com histórias pertinentes aos objetivos do estudo, realização das entrevistas e participação na transcrição dos áudios, até a transformação das histórias em cordel reunidos em um livro. A pesquisa por documentos e imagens do município resultou numa exposição fotográfica. Além dos resultados mencionados anteriormente, destacamos a valorização dos idosos pelos educandos. A memória dos idosos mostrou-se de grande importância como fonte de investigação das modificações ambientais e sociais ocorridas no município nas últimas décadas e a apresentação dos problemas através do levantamento das histórias de vida, pode subsidiar diversas ações e trabalhos, ligados a Educação Ambiental no município de Biritinga-BA.