MODELO DIDÁTICO PEDAGÓGICO SOBRE A CRIAÇÃO SUSTENTÁVEL DE AVES CAIPIRA


 

 

Autor:

ORLEANS DOS SANTOS BRITO

 

 

Orientador:

NELITON MARQUES DA SILVA

 

Coorientador:

KÁTIA VIANA CAVALCANTE

 

 

 

Palavras Chaves:

Ensino-Aprendizagem

Sustentabilidade

Avicultura

Ciências ambientais

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

 

Projeto Estruturante:

Escolas Sustentáveis

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2021

Resumo:

 

O objetivo do estudo foi desenvolver um modelo didático pedagógico para o ensino de ciências ambientais relacionados com avicultura para os discentes do curso técnico em agropecuária e produtores rurais. A pesquisa foi fundamentada na pesquisa ação, onde contou com a participação de 70 discentes, sendo 35 do sexo masculino e 35 do sexo feminino. Foram realizadas três oficinas onde foram abordados os aspectos construtivos do galinheiro, identificação de alternativos e a construção propriamente dita. O produto é uma cartilha que tem como título “Modelo didático para construção de um galinheiro sustentável para o ensino de ciências ambientais”. Para a avaliação do produto e aprendizagem dos docentes, foi elaborado um questionário semiestruturado baseado na escala Likert. Após o desenvolvimento das atividades, as informações foram analisadas de maneira qualitativa. Cerca de 57,53% concordam e 39,73% concordam totalmente que a utilização da cartilha promove a construção dos conhecimentos e habilidades demonstradas em sala de aula. 41,10% concordam totalmente e 56,16% concordam que a teoria repassada em aula é reforçada na construção do galinheiro. Em relação, a construção do galinheiro, foi questionado se o processo de sua construção facilita a assimilação de conceitos das ciências ambientais, cerca de 53,42% e 45,21% dos discentes concordam totalmente e concordam, respectivamente. Os resultados demonstram que a cartilha e as atividades de construção do galinheiro, apresentam fortes inclinações acerca dos aspectos de aprendizagem, conceitos teóricos e aplicação prática da proposta de uma educação ativa, em particular, voltada para o ensino de ciências ambientais. A utilização de modelo didático no ensino de ciências ambientais relacionado à avicultura caipira, constitui numa ferramenta estratégica para o alcance da aprendizagem e capacitação de discentes e técnicos.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação
Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional