Autor: ITAMARA DE PAULA ANDRADE ARAÚJO
Orientador: NÚBIA DIAS DOS SANTOS
Coorientador: AJIBOLA ISAU BADIRU
Palavras Chaves: Modelo Agroflorestal Sintrópico Modelo Agrícola Biodinâmico Ecologia Profunda Abolicionismo Animal Pedagogia da Alternância
Linha de Pesquisa: Ambiente e Sociedade
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFS
Ano: 2020 |
Resumo:
Esta dissertação aborda sobre possibilidades de mudança nas práticas agrícolas da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A”, considerando modelos ecológicos em Sistema Agroflorestal Sintrópico e Biodinâmico, assim como a inserção de princípios biocêntrico e bioético ao Manejo Animal nas práticas agrícolas. Busca sensibilizar e fomentar um repensar a lida com a terra e seus entes, mediados pelo paradigma da Ecologia Profunda/Buen-Vivir, no sentido de desenvolver empatia, respeito e compaixão a todas as formas de vida. Tem como objetivo principal contribuir com a ressignificação nas práticas agrícolas vigentes na EFAL. De forma específica, estudar os modelos agrícolas ecológicos à luz da Ecologia Profunda; pesquisar a formação integral da Pedagogia da Alternância aplicada à EFAL; observar, segundo o Regimento Interno e o PPP, a Matriz Curricular e as práticas agrícolas vivenciadas no âmbito da EFAL; estudar as possibilidades ressignificativas do Calendário Biodinâmico para as práticas da EFAL. Como produto, foi elaborado um caderno pedagógico para práticas agrícolas em Sistema Agroflorestal Sintrópico, com um Calendário Agrícola Biodinâmico. O local proposto para a realização do estudo foi a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, situada no povoado de Ladeirinhas “A”, no município de Japoatã/SE. A metodologia aplicada para a realização da pesquisa se |
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