Autor:
JAMES LEÃO DE ARAUJO
Orientador: MARIA PAULA CRUZ SCHNEIDER
Coorientador: MARIA ATAÍDE MALCHER
Palavras Chaves: Balneabilidade Plâncton Poluição de nutrientes Praias de água doce Audiovisual educacional
Linha de Pesquisa: Ambiente e Sociedade
Projeto Estruturante: Não Informado
Instituição: PROFCIAMB UFPA
Ano: 2020 |
Resumo:
O rio Tapajós é o quinto maior rio da Bacia Amazônica. De Aveiro até Santarém, assemelha-se a um lago e favorece o processo de eutrofização. Sofre pressões como: desmatamentos, garimpagem de ouro, uso como hidrovia e turismo. As praias entre Santarém e Belterra, ganharam evidência quando em 2009 o jornal The Guardian, escolheu Alter do Chão como a melhor praia do Brasil. O crescimento das atividades turísticas e infraestrutura foi notório. Em 2015 após análises da balneabilidade, Alter do Chão foi interditada. O aumento das florações planctônicas, vem sendo observado por populares pesquisadores desde a década de 1990. Ampliando os estudos monitorou-se por sensoriamento remoto 2450 km2 de Aveiro a Santarém, obtendo-se as áreas de florações de cianobactérias, concentrações de clorofila-a, poluição de nutrientes e os níveis de risco para atividades de contato. A ocorrência das cianobactérias está ligada a variações de pluviosidade e nível do rio. Os maiores riscos a saúde, ocorrem nos pontos máximos de seca em novembro e cheia em maio. As áreas de maior ocorrência das florações e maiores concentrações de clorofila-a estão a montante das praias de uso intenso. O aumento das atividades antrópicas e a ocupação do solo, podem ser os responsáveis pelo aumento das florações. Estas informação devem ser disseminadas através de um produto didático-informativo para Educação Básica. Foi produzido um audiovisual, para aplicação em Educação Básica denominado “Praias do Tapajós Para Gerações Presentes e Futuras”, como o tempo de 23’16” divididos em 07 blocos relativos ao conteúdo pesquisado. O audiovisual foi aplicado em seis turmas de duas escolas de educação básica, no Ensino Médio, sendo uma em Belém o Instituto Federal do Pará e outra em Santarém a Escola Estadual São Raimundo Nonato, totalizando onze horas de aplicação. O produto audiovisual foi validado através de um questionário tipo ‘likert’ observando pontos conceituais relativos ao conhecimentos adquiridos, relação com conteúdos estudados, envolvimento em questões ambientais e qualidade do material apresentado. Os índices médios de rejeição estiveram sempre abaixo dos 25% enquanto a aprovação sempre acima dos 75%. |
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