MUDANÇAS CLIMÁTICAS E EDUCAÇÃO FÍSICA NO COMPLEXO ESPORTIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS MANAUS CENTRO

JOSÉ ANTÔNIO VIANA DE MATOS

SANDRA HELENA DA SILVA

Mudanças Climáticas

Educação Física

Escola

Temperatura

Umidade

Ambiente e Sociedade

PROFCIAMB UFAM

Ano: 2022

As argumentações científicas evidenciam que as mudanças climáticas interferem nos ambientes de práticas de atividades físicas. A partir das dificuldades encontradas durante as aulas de Educação Física Escolar no Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Centro, entendeu-se a necessidade deste estudo. Logo, o presente estudo objetivou compreender o fenômeno das mudanças climáticas e os componentes do clima que influenciam a prática de atividade física em um ambiente escolar de clima quente e úmido. Para tanto, procurou-se conhecer as causas e consequências do fenômeno das mudanças climáticas, identificar os componentes do clima que influenciam as práticas de atividade física e esporte num ambiente escolar na cidade de Manaus e elaborar um produto pedagógico com a temática da pesquisa. Para esse fim, utilizou-se a pesquisa qualitativa e quantitativa de natureza básica, objetivos descritivos e de procedimentos técnicos bibliográficos e de levantamento. Na pesquisa foram envolvidos 53 participantes, sendo 37 (69%) do sexo feminino e 16 (30,2%) do sexo masculino, destes, 10 (64.2%) docentes, 4 (7.5%) técnicos educacionais de nível superior, 5 (9.4%) de nível médio e 34 (64.2%) discentes do ensino médio técnico. Com os dados levantados, observou-se que as mudanças climáticas são causadas pelo aumento dos gases carbônicos na atmosfera. Manaus apresenta clima equatorial quente e úmido, porém para as próximas seis décadas, projeta-se um aumento médio de temperatura ambiente acima de 2ºC, diminuição de 12,6% de umidade e um índice de calor de 27,7ºC, originando um clima futuro mais quente e menos úmido. A disciplina Educação Física desenvolve os componentes biopsicossociais, contudo, é a mais prejudicada na instituição em estudo pelas mudanças do clima. A comunidade escolar percebe as mudanças climáticas pela elevação da temperatura ambiente. Para 88,7% dos comunitários, as mudanças climáticas afetam a prática de atividade física e 77,4% desconhecem os parâmetros climáticos ideais para a prática segura de atividade física. Elaborou-se um livro eletrônico com a temática da pesquisa para os professores de Educação Física utilizarem como conteúdo didático interdisciplinar. Porquanto, com tais resultados, confirmou-se que as variações dos componentes do clima dado as mudanças climáticas afetam a prática de atividade física e esporte, pois comprometem o mecanismo de termorregulação da temperatura corporal, desencadeando as doenças do calor.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Produto Educacional