“NA PEDRA E NO FERRO EU CRIEI E SOBREVIVI”: MUSEU VIRTUAL DE HISTÓRIA E MEMÓRIAS DAS LAVADEIRAS DO RIO LENÇÓIS (LENÇÓIS – CHAPADA DIAMANTINA – BAHIA)

ÍTALO ALVES DOURADO DE SOUZA

GISLENE MOREIRA GOMES

Coorientador:

MARJORIE CESKO NOLASCO

Mulher Negra

Lavadeiras

Lençóis

PROFCIAMB UEFS

Ano: 2022

Este trabalho representa um aprofundamento sobre o cotidiano de um grupo de mulheres lavadeiras as margens do Rio Lençóis na cidade de Lençóis na Chapada Diamantina, Bahia. Ele é resultado de estudos e vivências de muitos anos, refletindo sobre o modo de vida destas mulheres, suas histórias e memórias de conquistas e superação dentro da sociedade lençoense. O presente trabalho apresenta o uso pedagógico interdisciplinar de uma sequência didática tendo como produto final o museu virtual, desenvolvido com os alunos do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Horácio de Matos na cidade de Lençóis, Bahia. A iniciativa, precisou ser aplicada dentro das limitações da Pandemia COVID-19, tendo sido realizada de forma virtual através do contato via rede social com familiares das lavadeiras e alunos. É a partir da pesquisa de como vivem as lavadeiras, e como é retratada a sua cultura e modo de vida no ambiente do rio Lençóis, que identificamos a importância deste grupo social através de seu ofício. Percebermos através de suas lembranças históricas as mudanças ocorridas no rio Lençóis e a partir da produção de um museu virtual de memórias poderemos compreender melhor como ocorre esse processo. Este estudo foi realizado no município de Lençóis na Chapada Diamantina no Estado da Bahia, nas margens do rio Lençóis que está localizado no Parque da Muritiba, local de lavagem de roupa por grupo de mulheres, às vezes familiar, outras vezes de amigas e vizinhas, dentre outros. A metodologia utilizada foi a história oral, utilizando um questionário com os alunos tentando compreender o processo de invisibilidade das lavadeiras através dos seus relatos e através do roteiro de entrevista aplicado para três lavadeiras, com perfis adotados de lavadeira nova, lavadeira de meia idade e lavadeira anciã.

Visualizar/Abrir Visualizar/Abrir – Dissertação e Produto Educacional