NARRATIVA SOBRE ÁGUA E OS SABERES AMBIENTAIS BANIWA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA


 

 

Autor:

JUVÊNCIO DA SILVA CARDOSO

 

 

 

Orientador:

EDIVÂNIA DOS SANTOS SCHROPFER

 

 

 

Palavras Chaves:

Dicionário Baniwa

Água

Saberes Ambientais Baniwa

Microambientes

 

 

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

 

Projeto Estruturante:

Comunidade, saúde e ambiente

 

 

Instituição:

PROFCIAMB UFAM

 

Ano: 2021

Resumo:

 

A fragmentação e a compartimentalização de conhecimentos escolares e cada vez mais descontextualizados das realidades locais, nos remeteu a buscar compreender e valorizar os saberes ambientais locais contextualizados para fazer a partir deles a  (re)conexão do pensamento e conhecimentos com base no pensamento da Complexidade Sistêmica. Nesse sentido, a pesquisa teve como principal objetivo descrever as narrativas Baniwa sobre água, a partir das quais buscou-se compreender níveis ambientais, microambientes e os possíveis nomes dos “seres” que os habitam, de acordo a percepção local no sentido de produzir informações a partir destes para colaborar para uma possibilidade de ensino interdisciplinar e intercultural na escola indígena de educação básica. E tendo como três objetivos específicos: 1) Caracterização das narrativas sobre água e dos microambientes encontrados no entorno na comunidade de Canadá, rio Ayari; 2) Descrição da percepção sobre os microambientes de captação de água para consumo na comunidade de Canadá e; 3) Desenvolvimento do material didático pedagógico que proporcione o ensino interdisciplinar tendo como tema gerador a água. Para desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a metodologia de estudo de caso proposto pelo Robert Yin como umas das possibilidades para dar e estabelecer diversas evidências. A coleta de dados para primeiro objetivo foi através da etnografia participando diretamente de dois rituais de iniciação feminina e de cura para registros das narrativas sobre água, depois transcritas para análise do discurso e resultou no Capítulo I que trata das narrativas sobre água e os saberes ambientais Baniwa; O segundo objetivo, que devido à pandemia do COVID19, teve participação limitada de estudantes em ambiente formal, mas desenvolvida a partir de conversas informais, observação direta da rotina das famílias e registro fotográfico sobre os microambientes e resultou em Capítulo II que trata sobre a descrição de microambientes do sistema lótico e lêntico da microbacia do rio Ayari e os microecossistemas ribeirinhos encontrados no entorno das comunidades e; O terceiro objetivo que resultou no Capítulo III desenvolvido a partir de sistematização de palavras utilizadas nas narrativas e dos termos empregados na cotidianidade familiar sobre os microambientes que resultou na elaboração de Pequeno Dicionário de Saberes Ambientais Baniwa, validado no seminário que envolveu a participação de estudantes e pessoas conhecedores da cultura Baniwa.

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